Mesmo tendo apenas uma indicação protocolada na Diretoria Legislativa, de autoria do vereador Gesiel Gomes Ribeiro (PHS) e uma verbal apresentada pelo vereador Júnior Garra (PR), a sessão realizada na noite desta terça-feira, 17, na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, foi recheada de assuntos e durou mais que o esperado.
Grande número de pessoas compareceram na sessão
Vários secretários municipais compareceram à sessão
Além das indicações foi apresentado, discutido, votado e aprovados, o Projeto de Lei 044/2019 de autoria do vereador Walter Diniz Marques (MDB), dando o nome do morador, pioneiro naquele município, José Alves Jardim, o popular José França, ao Posto de Saúde do bairro Alto bonito.
Junior Garra apresentou Indicação verbal
Cinco Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo também foram alvo de discussão naquela sessão. O primeiro deles, 030/2019, já em segunda discussão, com pedido de urgência, dispõe sobre a Autorização para Abertura de Créditos Adicional Especial ao Fundo Municipal de Saúde do Município de Canaã dos Carajás, mediante a excesso de arrecadação na Lei Orçamentária de 2019.
Os demais, foram apresentados para discussão. Sendo o de número 047/2019, que dispõe da Primeira Revisão Específica de alteração da Lei Nº 794/2017 Plano Plurianual 2018/2021; para esse, o Poder Executivo também pediu regime de urgência.
No Projeto de Lei Nº 048/2019, o Poder Executivo declara de utilidade pública para fins de desapropriação de área urbana a ser utilizada em obra pública municipal.
Também com pedido de urgência foi apresentado o Projeto de Leis Nº 049/2019, instituindo o serviço voluntário no âmbito da administração direta do município de Canaã dos Carajás, disciplinando sua prestação nas condições que especifica.
O último a ser apresentado foi o Projeto de Lei Nº 050/2019, dispondo sobre a ampliação do limite para abertura de créditos suplementares ao orçamento municipal.
Carlinhos foi sabatinado
Outros acontecimentos – Além das proposições apresentadas naquela Sessão Ordinária, o diretor presidente da Fundação de Cultura Esporte e Lazer (FUNCEL), Antônio Carlos da Silva, usou a tribuna daquela Casa de Leis para a regimental sabatina, tendo em vista sua recente nomeação ao cargo. Após seu pronunciamento que durou, aproximadamente 10 minutos, “Carlinhos”, como é popularmente conhecido recebeu elogios dos parlamentares que aprovaram sua permanência no comando daquela Autarquia Municipal.
Lázara Almeida, falou da abertura da Semana de Trânsito
Quem também fez uso da tribuna foi a Coordenadora de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Canaã dos Carajás, Lázara Almeida, que falou da abertura da Semana de Trânsito que ocorre de hoje, 18, quarta-feira, até o dia 25; trazendo como tema CAPACETE NÃO É APENAS OBRIGAÇÃO, E SIM PROTEÇÃO!
O prefeito em exercício, Alexandre Pereira, usou a tribuna
Porém, o auditório da Câmara Municipal ficou lotado para ouvir o prefeito em exercício, Alexandre Pereira, que usou a tribuna para falar das realizações do governo e das várias obras que estão sendo executadas e outras tantas no planejamento do Poder Executivo Municipal.
(Por Frascenco Costa)