O Pará teve, ao menos, 184 pacientes hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre 2 e 29 de março deste ano. Em relação ao ano anterior, o aumento foi de 28% no mesmo período. Os dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), disponibilizados pelo Infogripe, plataforma que reúne notificações de hospitais junto ao Ministério da Saúde desde 2009.
Até a noite de segunda (6), o Pará registrava 123 casos confirmados de Covid-19; 1.088 descartados; 84 em análise; e cinco mortes. Segundo o governo estadual, somente quatro dos pacientes foram internados com a Covid-19, segundo boletim do dia 2 de abril.
Diante das respostas de secretarias estaduais sobre o coronavírus, pesquisadores têm utilizado os dados do Infogripe para basear estudos. Segundo Marcelo Gomes, coordenador do projeto, os números podem expor que os dados oficiais estão distantes da realidade, já que há demora ou falta de testes, além da subnotificação da Covid-19, já que pacientes mais graves e do grupo de risco têm prioridade para testar.
Fonte: G1 Pará