Dando continuidade à sua agenda de conhecer de perto todas as coordenações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gesmar Costa realizou demorado encontro com os dirigentes do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas-Ceap e com os técnicos do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMbio para conhecer in loco seus integrantes, como funcionam, qual o nível da parceiria entre eles e a Semma e, na medida do possível, afirmou “daremos todo apoio para que funcionem bem, estreitem suas relações com a secretaria, e assim possam desenvolver seus programas e projetos com mais eficácia”, asseverou.
Para Gesmar Costa, “foi uma agradável surpresa” constatar que, apesar de algumas dificuldades, tanto o Ceap quanto o ICMbio, estão muito bem relacionados com a secretaria de Meio Ambiente. E seus principais projetos, se realizam com sucesso. No ICMbio, Gesmar foi recepcionado pelo chefe da Floresta Nacional de Carajás-lona Carajás, Frederico Drumond Martins, Marcel Machado e Nívia Santos da Silva, coordenadora de Uso Público da Semma, que funciona na Portaria da Vale, à entrada da Flona.
Gesmar perguntou muito e recebeu todas as informações de como o trabalho é lá realizado, junto ao ICMbio, além das cooperativas de extrativistas que agem na floresta, bem como daquela que promove ações de turismo no local. Detalhes curiosos foram r revelados, por exemplo, do trabalho dos extratores de jaborandi, dos cuidados que os técnicos dispensam ao público interessado na floresta e seus atrativos, como se desenvolvem ações relativas à educação ambiental e de como os turistas,pesquisadores, estudantes e o público em geral interessado são profissionalmente recebidos, guiados e instruídos a respeito dos encantos que estão guardados na floresta e podem ser desfrutados por todos.
No Ceap, Gesmar Costa ouviu atentamente os relatos de como se desenvolvem seus projetos, sendo recebido na sede pela sua coordenadora Francilma Dutra e pelos técnicos que estão à frente dos projetos de educação ambiental. Gesmar ouviu atentamente as exposições e garantiu que boas novas serão anunciadas para o melhoramento das atividades, tanto o ICMbio quanto do Ceap.
Por: Coordenação de Comunicação da Semma.