Os moradores de Canaã dos Carajás, no Pará, estão sofrendo na pele com o verdadeiro colapso no fornecimento de energia elétrica pela empresa Equatorial. Quedas constantes de energia e longos períodos de apagão estão se tornando parte da rotina de quem vive na cidade. Em alguns bairros, a falta de energia chega a durar mais de 24 horas, causando prejuízos incalculáveis. A situação é tão grave que comerciantes locais veem seus estoques de alimentos perecíveis estragarem, e os moradores estão assistindo seus eletrodomésticos queimarem, enquanto a Equatorial finge que nada está acontecendo.
A gestão municipal já tentou intervir. Reuniões com a empresa foram realizadas, cobranças feitas, e compromissos assumidos pela Equatorial de resolver o problema. Mas, até agora, tudo não passou de promessas vazias. A população segue à mercê de um serviço que, além de ineficiente, está provocando danos diários. A empresa, que tem o monopólio da energia na cidade, parece ignorar os apelos da população, deixando de cumprir o que prometeu à prefeitura e aos representantes locais.
Para piorar a situação, a Equatorial é uma das campeãs em reclamações no PROCON do estado do Pará, o que revela que a má prestação de serviços já é uma marca registrada da empresa. Os consumidores paraenses estão fartos da negligência, e a situação em Canaã dos Carajás é apenas um reflexo do descaso generalizado com o qual a empresa trata seus clientes em todo o estado.
Em uma tentativa de justificar o injustificável, a Equatorial emitiu uma nota afirmando que as quedas de energia são causadas por “sobrecarga nas subestações”. Ou seja, a demanda de energia da cidade cresceu e a infraestrutura existente não dá mais conta do recado. O pior? Mesmo sabendo disso, a empresa não tomou nenhuma medida concreta para resolver o problema. É um verdadeiro escândalo!
Enquanto a Equatorial nada faz para melhorar a prestação do serviço, os moradores são obrigados a arcar com as consequências. Para piorar, a conta de energia no Pará está entre as mais caras do Brasil, e os consumidores, além de não serem compensados pelos danos, sequer recebem um ressarcimento pelos eletrodomésticos queimados ou alimentos perdidos. A única preocupação da Equatorial parece ser a lucratividade, enquanto a qualidade do serviço fica em segundo plano.
Até quando Canaã dos Carajás vai permanecer refém de um serviço tão precário e de uma empresa que simplesmente ignora os direitos do consumidor? A população pede socorro e exige uma resposta, mas parece que, para a Equatorial, o sofrimento dos moradores e comerciantes da cidade não faz diferença!
Fonte: Portal Fala Sério Canaã