Uma conquista para ficar na história do atleta paraense faixa preta de karatê Arthur Nogueira Castilho, 16 anos, que conquistou o Campeonato Mundial da Japan Karate Association (JKA), tornando-se o primeiro brasileiro a vencer a competição internacional. Ele participou, entre os dias 25 e 27 de outubro, das disputas na categoria Kumite, de 16 a 18 anos, vencendo sete lutas. Na luta final, o paraense venceu um atleta japonês.
Além de Arthur Castilho, o Pará subiu ao pódio na categoria para 14 anos, com o faixa preta Leonardo Nogueira, que conquistou a medalha de prata, e com Victor Braga Marinho da Rocha, categoria Adulto, de 22 a 50 anos, que ficou com a medalha de bronze. Todos os medalhistas contaram com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretária de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Feito histórico – O titular da Seel, Cássio Andrade, ressaltou a importância da conquista para o Estado do Pará, e também para o Brasil. “Uma conquista que nos enche de orgulho, não só a gente, do Governo do Pará, por meio da Seel, mas o Brasil, que pela primeira vez alcança um feito histórico numa competição de nível bastante elevado. Quero parabenizar o Arthur Castilho, o Leonardo Nogueira e o Victor Rocha, seus familiares e a todos que nos representaram muito bem neste Mundial”, frisou o secretário.
Leonardo de Brito Nogueira e outros atletas apoiados pela Seel desembarcaram na capital paraense no último sábado (02), e foram recebidos no Aeroporto de Belém com festa. Os atletas seguiram em carro do Corpo de Bombeiros até a Academia Machida, no bairro de Nazaré, aonde foram homenageados por familiares e amigos.
Segundo Leonardo Nogueira, “essa medalha é a realização de toda a minha vida como karateca. Sempre que a pessoa entra no esporte é para ser melhor do mundo. Fui para fazer história; já fui com o pensamento de ganhar. O apoio do Governo foi fundamental para a realização deste sonho”.
Apoio – O Governo do Pará, via Seel, apoiou nove atletas na competição internacional, no custeio de passagens aéreas, hospedagem e alimentação.
Para o proprietário da Academia, Takê Machida, o apoio do Estado foi essencial para a viagem da delegação paraense ao Japão. “Se não fosse o apoio do Governo, eles não teriam chances de ir; talvez fosse um terço dos atletas. A Seel foi fundamental neste processo e nesta conquista inédita para o Estado, e para o País”, afirmou Takê Machida.
Pódio paraense no Mundial de Karatê no Japão
1º lugar – Arthur Castilho
2 lugar – Leonardo Nogueira
3º lugar – Victor da Rocha (por equipe)
Fonte: Governo do Pará