BioParque Vale Amazônia celebra 40 anos com novas atrações

Caminhão fora de estrada, um dos gigantes da mineração ficará em exposição permanente a partir do dia 13 de abril (Foto: HD Produções)

O BioParque Vale Amazônia está comemorando 40 anos com a inauguração de novas atrações. A partir do domingo, 13 de abril, o parque contará com uma passarela de acessibilidade, facilitando o acesso para cadeirantes, mães com carrinhos de bebê e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, um dos gigantes da mineração, o caminhão fora de estrada, estará em exposição permanente. A nova atração visa atender também à grande curiosidade do público sobre a atividade mineradora e seus equipamentos.

O fora de estrada é um dos símbolos da mineração. O modelo em exposição tem capacidade para até 240 toneladas, o equivalente a 240 carros populares. “Os visitantes poderão também conhecer mais sobre a mineração e o trabalho de conservação ambiental realizado pela Vale, conciliando atividade econômica, preservação do meio ambiente e desenvolvimento social”, conforme explica Pedro Aderson, diretor de Meio Ambiente da Vale.  Caminhão fora de estrada, um dos gigantes da mineração ficará em exposição permanente a partir do dia 13 de abril. Crédito: HD Produções

Como parte das comemorações, o BioParque também inaugura uma exposição no Centro de Visitantes. Uma mesa interativa permitirá ao público conhecer curiosidades sobre a fauna e flora da região. Dúvidas sobre como as onças são alimentadas e a história da macaca Chicó, que foi resgatada de um bar e agora vive com outros de sua espécie, poderão ser esclarecidas em vídeos. A produção de minério também será destacada, mostrando como contribui para a conservação da Amazônia.

Passarela facilitará a visita para cadeirantes, ampliando a inclusão e o acesso a imersão natureza para quem visita o BioParque (Foto: HD Produções)

No local, haverá uma exposição de tipos de minérios, incentivando o público a perceber o uso dos minérios no dia a dia. No espaço de realidade aumentada, os visitantes poderão tirar fotos dentro da floresta com os animais do BioParque, e baixar as imagens direto no seu celular. Além disso, haverá óculos de realidade virtual, com os quais os visitantes poderão se sentir dentro das operações da Vale, percorrendo o trajeto da mina de Carajás até o porto de São Luís.

Acessibilidade

Com mais de 2km de extensão, a passarela irá permitir a maior inclusão e experiência pela floresta, em especial das pessoas que usam cadeiras de rodas. A via circunda todo percurso, passando pelos diversos recintos: dos primatas, felinos, rapinantes e o viveiro de imersão com as aves.

Presente na Amazônia há 40 anos, a Vale, desde a implantação do projeto Grande Carajás, apoia a proteção da Amazônia. São cerca de 800 mil hectares protegidos no Mosaico de Carajás, no Pará, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As operações da Vale ocupam menos de 3% do Mosaico.

O BioParque foi criado e é mantido de forma voluntaria pela Vale. Ao longo das últimas quatro décadas tem se consolidado como referência em educação ambiental, reprodução de espécies ameaçadas, pesquisa e conservação. Hoje é também uma das principais atrações turísticas do sudeste do Pará.

SERVIÇO

  • O que: BioParque Vale Amazônia celebra 40 anos com novas atrações
  • Onde: BioParque Vale Amazônia, estrada Raymundo Mascarenhas, s/n
  • Quando: 13 de abril, a partir das 9h

(Ascom Vale)