Alunos do assentamento Palmares II ocupam desde o último sábado, 21, a Escola Estadual de Ensino Médio Crescendo na Prática. Como forma de protesto ao que chamam de “GOLPE POLÍTICO”, fecharam ruas e atearam fogo em pneus, visando chamar a atenção das autoridades competentes.
Informações repassadas à nossa redação pelos próprios alunos dão conta de que o novo Secretário Municipal de Agricultura, Erival Martins (Totô), que reside no assentamento teria nomeado os novos diretores que compõem o corpo docente da instituição citada, indo contra o atual protocolo do assentado que fazem por intermédio de eleição democrática a escolha dos diretores das escolas que ali existe a cada três anos.
Ainda de acordo com as informações repassadas, no último domingo, 22, Totô teria anunciado em assembleia os novos diretores que comporiam o corpo administrativo da escola o que teria dado início aos protestos.
De costume, os diretores das escolas do local são eleitos a cada 3 anos, sendo que, a última eleição foi no final de 2014, restando ainda todo o ano de 2017 e somente no final deste é que poderia ser feita uma nova votação.
Insatisfeitos a atitude tomada pelo Secretário, os alunos do assentamento ocuparam a escola CRESCENDO NA PRÁTICA com o consentimento dos pais que deram todo o apoio aos alunos levando alimentos e barracas para que os mesmos permaneçam na escola o tempo necessário.
Dona Francisca, de 55 anos, mãe e avó de alunos da instituição, diz que é a favor da manifestação dos alunos, e dará todo o apoio necessário a eles. “Moro nesse assentamento desde de que foi fundado. Nós que estipulamos por votação esse método democrático para a escolha dos nossos diretores, não iremos nos calar diante desse ato antidemocrático”, comenta.
Da mesma forma comenta Henrique de Sousa Araújo, de 17, anos participante da ocupação. “Estamos aqui para defender um protocolo que foi estipulado por nosso pais, desde que colonizaram esse assentamento. Eles conseguiram por meio de democracia estabelecer regras que contribuíram para o bem da nossa comunidade. Não é querendo nomear novos diretores a força para fins próprios e achar que vamos ficar calados”, conclui Henrique.
No total 30 alunos ocupam a escola e, segundo eles, só iram desocupar o prédio ao terem uma resposta positiva do prefeito Darci Lermen.
Nossa equipe de reportagem tentou entrar em contato com Erival Martins Secretário de Agricultura do Município, mas até o fechamento dessa matéria não obtivemos sucesso.
(Fernando Bonfim)