A vacinação é voltada para cães saudáveis com idade acima de 1 ano. O imunizante aplicado é conhecido por V10 – vacina viva atenuada, indicada por auxiliar na prevenção de diversas doenças como a cinomose canina, da hepatite infecciosa canina, de doença respiratória, da parainfluenza canina, da coronavirose canina, parvovirose canina e das leptospiroses.
Tutores de qualquer bairro podem levar seus cachorros para a vacinação, os únicos requisitos são a saúde e idade. A Secretaria do Bem-Estar Animal, que coordena a programação, indica que os animais sejam cadastrados no Censo Animal do Governo do Estado, para que seja possível mapear as demandas de vacinação, castração e demais campanhas de proteção animal.
“É indicado que todo tutor cadastre seu animal no censo para que possamos desenvolver novas ações como estas. Caso o tutor não tenha se cadastrado previamente, nossa equipe estará fazendo o cadastro na ação. Os dados obtidos no censo vão possibilitar campanhas de proteção animal mais eficientes, além de adequar o orçamento para vacinação, vermifugação, castração, e outras medidas sanitárias, de acordo com a realidade do nosso Estado”, destaca a secretária do Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro.Protetores independentes e ONGs
Outras 400 doses serão distribuídas aos protetores independentes e ONGs de proteção animal já inscritas na Secretaria do Bem-Estar Animal, na segunda e terça-feira, 22 e 23. Os imunizantes serão distribuídos nos endereços cadastrados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em Macapá e Santana. Veja a programação:
Segunda, 22 de abril
- Manhã: Bairros Cidade Nova I, Perpétuo Socorro, Santa Rita e Nova Esperança
- Tarde: Bairros Brasil Novo, Infraero I, Mestre Oscar, Novo Horizonte, Miracema e Goiabal
Terça, 23 de abril
- Manhã: Bairros Beirol, Muca, Jardim Marco Zero, Unifap e Universidade.
- Tarde: Santana
(Governo do Amapá)