Amapá: Governo do Estado vai distribuir mais de 265 mil doses da vacina contra a Influenza para os municípios

Vacinação será disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde

O Governo do Amapá começa nesta sexta-feira, 3, a distribuição de 265.570 doses da vacina contra a Influenza para os 16 municípios. Os imunizantes foram encaminhados pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B), de 13 de novembro a 15 de dezembro de 2023.

Para os municípios que optarem pela realização de um dia “D” de mobilização, a data sugerida é 25 de novembro. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) coordena a distribuição para as prefeituras.

A capital, Macapá, receberá 143.409 doses; Santana terá 39.845; Laranjal do Jari contará com 14.437 e Oiapoque, 16.021. As demais prefeituras devem receber o imunizante no decorrer da semana, conforme agendamento na Coordenação Estadual de Imunização.

A superintendente da SVS, Cláudia Monteiro, explicou que devido a circulação do vírus de Influenza ser maior a partir do mês de janeiro no Amapá, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha nos estados da região norte.

O imunizante é administrado anualmente e é indicado para proteger contra o vírus da gripe e contra as complicações da doença, principalmente as pneumonias bacterianas secundárias.

A população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde para saber os locais e horários de vacinação. É importante lembrar que quem tomou a vacina no início deste ano, deve receber a dose novamente.

“O Governo do Estado está à disposição dos municípios do estado para reforçar as ações e, desta forma, melhorar nossas coberturas vacinais”, afirmou a coordenadora estadual de Imunização, Maria Angélica Oliveira.

Quem pode se vacinar contra influenza:

Crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos;

Gestantes;

Puérperas;

Povos indígenas;

Trabalhadores da saúde;

Pessoas maiores de 60 anos;

Professores de escolas públicas e privadas;

Pessoas com doenças crônicas;

Pessoas com deficiência permanente;

Profissionais das forças de segurança e salvamento;

Integrantes das Forças Armadas;

Caminhoneiros;

Trabalhadores de transporte rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade.