Na segunda-feira, 6, o Governo do Amapá fará o lançamento oficial do programa estadual “Amapá mais Produtivo”, com o intuito de beneficiar 1.140 projetos da agricultura familiar. A iniciativa vai ofertar qualificação tecnológica para pequenos produtores que pertencem a associações e cooperativas nos 16 municípios do estado aumentarem a eficiência produtiva das plantações com baixo impacto ambiental.
O programa será coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e conta com investimento de R$32 milhões do Tesouro Estadual para fortalecer a produção agrícola, pecuária e extrativista vegetal. O projeto contempla culturas como mandioca, milho, feijão, além da criação de animais de grande e pequeno porte e técnicas sustentáveis de manejo de açaizais nativos.
“Esse é o primeiro passo para que essas famílias possam gerar cada vez mais renda. Tem sido um programa bastante procurado e esperado pelas associações e cooperativas de produtores rurais, pois ele irá contribuir para a diversificação da unidade produtiva familiar, segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores beneficiados”, frisou o gestor da SDR, Rafael Martins.
Quais entidades podem participar do processo?
Serão selecionadas entidades de diversos arranjos produtivos, sem fins lucrativos, para a safra agrícola 2024/2025 sendo:
- 460 produtores de mandioca;
- 160 fruticultores;
- 100 horticultores;
- 250 extrativistas de açaí;
- 10 pecuaristas
- 160 produtores de pequenos animais;
(Governo do Amapá)