Durante o ano de 2020, a crise no Brasil fez com que vários cidadãos fossem atrás de auxílio do estado. A forte demanda exigiu que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) fornecesse uma alternativa para atender toda a população do Pará. A solução encontrada foi o uso da internet, que ampliou consideravelmente a eficiência no atendimento. Atualmente, é possível tirar dúvidas via chat no próprio site do órgão, ou então pelo aplicativo de mensagens instantâneas.
Segundo dados disponibilizados pelo próprio órgão, essas duas novas unidades de atendimento foram usadas por mais de 41 mil pessoas em 2020. Enquanto cerca de 22 mil optaram pelo chat disponível no site da Sefa, outras 18 mil pessoas fizeram o uso do aplicativo WhatsApp para tirar dúvidas e resolver burocracias com o órgão. Uma inovação interessante, e que mostra o bom uso de novas tecnologias no setor público.
Nos últimos anos, a necessidade de ampliar o uso de inovações digitais, seja no atendimento ou em outras áreas, cresceu rapidamente no Pará e em todo o Brasil. Com a popularização dos dispositivos eletrônicos, principalmente os celulares, é cada vez mais fácil realizar tarefas totalmente online. Alguns outros estados, principalmente no Sudeste e no Nordeste, estão digitalizando vários serviços que antes eram apenas presenciais.
Um bom exemplo é a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que foi lançada em 2019 e já pode ser usada em toda a América do Sul. Diferente do documento físico, a retirada da versão online é totalmente gratuita e de fácil acesso. A ideia é ampliar esses serviços e mostrar que a internet é uma ferramenta útil, e que pode acabar com muitas burocracias que a população enfrenta na rotina diária.
Atendimento online
O uso do atendimento via internet é algo que se popularizou recentemente, mas que não é nenhuma novidade. Por exemplo, os principais bancos digitais disponíveis no Brasil, como o Nubank e o Banco Inter, usam atendimentos online há mais de cinco anos. Essas instituições receberam vários elogios pelo serviço, e inclusive chegaram a ser premiadas por atuarem em uma problemática que os bancos físicos enfrentam.
Vários outros serviços, na grande maioria digitais, também usam como base o atendimento via mensagens ou chat. É o caso dos aplicativos de transportes, como a Uber e a 99, que praticamente só usam canais digitais para tirar dúvidas e solucionar problemas com usuários e profissionais. A ideia é que o próprio aplicativo seja o principal meio de contato entre todas as pessoas. Isso é algo comum também nos cassinos online, principalmente nas plataformas em que se pode apostar em slots com dinheiro real. Entre os sites com melhor avaliação, como a 888 Casino e a Casoo, a qualidade do apoio ao cliente é tão importante quanto o catálogo de jogos disponíveis e também os bônus e promoções oferecidas nas apostas. Ter um atendimento eficiente é algo cada vez mais importante para todos os serviços disponíveis online, seja no entretenimento ou até em um banco digital.
Outros serviços
Além do atendimento online, a Sefa também oferece vários outros serviços no site do órgão. Por exemplo, desde o ano passado é possível acessar novas funções do Sistema Integrado de Informações (Sintegra), seja para emitir uma Nota Fiscal Avulsa eletrônica (NFA-e) ou até mesmo para a geração de boletos para o pagamento de impostos. A ideia é que as pessoas possam resolver coisas básicas sem qualquer atendimento.
O próximo passo da Sefa no atendimento online, com planejamento para entrar no ar ainda em 2021, é o serviço de crédito tributário. A ideia é que os paraenses possam resolver tudo isso pela internet, desde o início do processo até a resolução final. Um serviço importante, e que promete aliviar consideravelmente o atendimento presencial nos postos do órgão estadual. Ou seja, todos ganham com uso da internet como ferramenta de atendimento.
A crise enfrentada em 2020 foi ruim em vários sentidos, mas também abriu oportunidade para que as soluções digitais ganhassem espaço nos órgãos públicos. O atendimento via internet, seja o chat ou o aplicativo de mensagens, é algo que vai facilitar a vida das pessoas no Pará. Isso é algo que já acontece em outros estados, principalmente no Nordeste, e deve ganhar cada vez mais força em todo o Brasil. O objetivo é fazer com que muitas das burocracias possam ser resolvidas em poucos cliques.
Fonte: Pixabay