O ginásio poliesportivo de Parauapebas estava completamente lotado na noite de ontem, 9 de maio. Crianças jovens e adultos lotaram o espaço desde as 19h, todos ansiosos para um momento sublime, a chegada de diversas personalidades do esporte brasileiro, que vieram à cidade para abrilhantar ainda mais a programação do aniversário de 29 anos.
O evento “Vida de Craque”, criado pela prefeitura através da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), contou com a participação de heróis nacionais como Acelino Freitas, o Popó; Marcelinho Carioca e Mauro Galvão, além da seleção brasileira máster de futebol e o time profissional, também de futebol, de Parauapebas.
Para o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Laoreci Diniz Faleiro, o esporte contribui muito para o desenvolvimento e transformação social, por isso a convocação de grandes nomes do esporte brasileiro para momento “O intuito foi convidá-los para um bate papo onde eles pudessem contribuir com sua experiência de atleta, tanto dentro como fora de campo, passando valores que só o esporte consegue transmitir”.
O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, também esteve presente em toda a cerimônia e discursou sobre a importância do esporte na inclusão social de jovens do município. Para o gestor, os trabalhos esportivos são como uma semente plantada no coração dos cidadãos e que tem crescido nas diversas modalidades trabalhadas pela Semel, como Karatê, Judô, futebol de campo, futsal, balé entre outros.
Um dos pontos altos e mais emocionantes do evento foram os discursos de Popó e Marcelinho Carioca. Ambos de família humilde, demonstraram que pela força do esporte é possível mudar realidades e transformar vidas. “Acima de tudo nós queremos que as crianças e jovens de Parauapebas, além de atletas, sejam bons cidadãos. Dentro de cada um aqui existe um vencedor, deixem o espírito esportivo aflorar, porque grandes coisas vocês ainda vão fazer pelo esporte dessa cidade”, declara o ex-jogador de futebol Marcelinho Carioca.
Acelino Popó Freitas, tetra campeão mundial de boxe, falou emocionado sobre as suas experiências como atleta, as dificuldades na carreira e a persistência pelo sonho. “Eu comecei a lutar aos 13 anos, com 15 eu foi campeão baiano, com 18 eu já era profissional e obtive um recorde de 29 nocautes em 29 lutas consecutivas. Mas tudo isso foi com muito esforço, muita garra e persistência. Vai haver momentos na vida que vocês irão pensar em desistir, mas nunca desistam dos seus sonhos”.
A cerimônia contou ainda com apresentações artísticas da companhia de dança Michela torres, exibindo uma coreografia de balé, e do grupo Raízes Parauara, que colocou todo o público para dançar o tradicional carimbo, até popó se rendeu ao ritmo paraense. Ao final do evento, atletas e público presente foram convidados a cantar a música de parabéns para a o Município, desejando o feliz aniversário.
Os atletas continuam na cidade ainda pelo dia de hoje, 10, para uma partida amistosa de futebol entre a seleção máster brasileira e o time de Parauapebas.
Darci Lermen entrega chave da cidade para os atletas.
Prefeito Darci Lermen acredita na força do esporte para transformar vidas.
Secretário de Esporte e Lazer, Laoreci Diniz Faleiro, apóia as mais diversas modalidades esportivas.
Até popó se rendeu ao carimbó.
Time profissional de futebol de Parauapebas.
{gallery}544{/gallery}
Texto: Bruno Menezes
Fotos: Fernando Bonfim