Belém: Barqueata marca Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia

A “Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia” que reúne, em Belém, até a próxima quarta-feira (9), organizações sociais, movimentos, coletivos e representantes de povos e comunidades tradicionais, com o objetivo de lutar pela defesa dos direitos dos povos indígenas, dos direitos humanos e dos direitos da natureza, realizou, na manhã desta segunda-feira (7), uma barqueata, com mais de 15 embarcações participantes, num trajeto que saiu da Praça Princesa Isabel e chegou até o Ver-o-Peso.

Foto: Carlos Shikama

A ideia da mobilização foi chamar a atenção da sociedade para questões socioambientais, econômicas, políticas e culturais da Amazônia, que estão sendo debatidas pelas entidades que compõem a Assembleia, entre as quais estão povos indígenas, campesinos, ambientalistas, religiosos, representantes das periferias das grandes cidades da Amazônia.

Foto: Carlos Shikama

O encontro, que começou no último dia 4, segue até a próxima quarta-feira, dia 9, em Belém. Nesta terça-feira, dia 8, a partir das 8 horas, a Assembleia realiza uma Marcha, com saída do Bosque Rodrigues Alves e percurso que vai passar pelo Hangar e Aldeia Cabana, que sediou o evento durante todos estes dias.

Texto: Elk Oliveira / Fotos: Carlos Shikama