A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em leve alta nesta terça-feira (17), mas passou a cair em seguida, tendo como pano de fundo a repercussão da nova equipe econômica anunciada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e um cenário externo sem viés definido, segundo a Reuters.
Às 11h03, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caía 1,14%, aos 51.213 pontos. Veja a cotação.
Perto do mesmo horário, a Petrobras tinha as ações em queda perto de 1%. Já a Vale tinha alta de mais de 1%.
As ações da Gerdau eram destaque de queda, caindo quase 5%, ainda contaminadas pelo indiciamento de 19 pessoas no âmbito da operação Zelotes, incluindo, o presidente-executivo do grupo siderúrgico, André Gerdau Johannpeter.
A operação Zelotes investiga suspeitas de manipulação de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
Equipe econômica
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou o nome de Ilan Goldfajn para o comando do Banco Central. Ele já foi diretor de Política Econômica do próprio BC no mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso e no início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2000 e 2003. Goldfajn era economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco.
Também foram confirmados os nomes dos economistas Mansueto Almeida (Secretaria de Acompanhamento Econômico), Carlos Hamilton (Secretaria de Política Econômica) e a manutenção, pelo menos por enquanto, de Jorge Rachid na Receita Federal e de Otávio Ladeira no Tesouro Nacional.