Câmara Municipal de Curionópolis retorna aos trabalhos

Na tarde da última quinta-feira 28, em Curionópolis, no plenário Adelson Costa da Câmara Municipal, teve início a sessão ordinária, depois de um breve período sem realizações das mesmas.

O presidente da casa de leis Paulo Higino abriu a sessão pedindo que fosse cantado o hino nacional, em seguida pediu um minuto de silêncio em homenagem aos amigos Wilson Variedades ( Ex Vereador), e vovô (ex funcionário), falecidos semanas atrás.

A sessão ocorreu em tom de agradecimentos e elogios. Houve vários assuntos discutidos, a maioria referentes ao combate e enfrentamento ao covid-19, todos os vereadores se mostraram engajados no combate, e a equipe da Comissão Temporária Especial Legislativa foi elogiada por todos os presentes, comissão criada pelo presidente Paulo Higino, para estarem a frente de todas as decisões pertinentes ao combate do coronavirus e fiscalização das obras do município.

Também foi destacado o trabalho pessoal de cada um dos servidores da saúde de Curionópolis, na visão do presidente, desde o vigia até os médicos, todos merecem receber os 30% de insalubridade em seus contra cheques, pois esse é direito do funcionalismo, onde exista insalubridade, além da gratificação, pois cada um tem o seu papel de importância nesta luta contra o COVID-19.


Os vereadores pediram a mesa diretora que cobrem do executivo o cumprimento dos requerimentos que já foram enviados e esperam respostas, são eles:

Vereador Gildásio: 
Que não esqueçam de pedir em caráter de urgência, que seja suspensa a cobrança da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), nos meses de março, abril e junho. Amparado na CF artigo 149-a.

Vereador Magno:
Que averigue o requerimento 002/2020

Vereador Luciano:
Fez uma reclamação da secretária de saúde, senhora kelma. Segundo o mesmo, ele ligou para ela oito vezes ao lado do vereador Ítalo, e a mesma desligou. Então pediu a Ítalo que ligasse para ela, e na segunda chamada Kelma atendeu ao seu amigo legislador. Ainda segundo Luciano a secretária de saúde está “de marcação” com ele.

Vereadora Nilde:
Pediu a continuação da reforma do posto de saúde do Jardim Panorama.

Pedido de Requerimentos

Vereador Ítalo Duarte:
003/2020
Reformas de ambulâncias.
004/2020
Ínstituir a Casa do Cidadão.
005/2020
Solicitação de exoneração do Secretário Municipal de Infra- Estrutura.
006/2020
Solicitação de extratos de contas bancárias da Secretaria de Saúde.

Vereador Wilson Ferreira:
Falou da sua saúde que está muito boa, disse ainda que não foi desta vez que o poder superior o levou para morar com ele, mas que passou pelo vale da morte, e viu muitas pessoas morrerem no quarto onde ele estava.

Vereador Júnior Brito:
foi empossado como primeiro secretário da mesa diretora da casa.

Vereador Júnior da Mariona:
Empossado como segundo secretario da mesa.

Vereadores Roldão e Aderbal:
Fizeram suas considerações e agradeceram o trabalho incansável da equipe de saúde do município.

O presidente da Casa de Leis, Paulo Higino, foi muito elogiado pelos colegas parlamentares, pelo seu empenho no afrontamento da Covid-19, e pelas facilitacões conseguida por ele para a compra dos medicamentos. O presidente agradeceu a disposição dos membros da Comissão Temporária Especial Legislativa, pelo bom trabalho junto a população; agradeceu também o Deputado Federal Hélio Leite, que fez uma emenda para o município; ao Deputado Estadual Wenderson Azevedo Chamon, o Chamonzinho, que mandou uma emenda de R$150,000,00 (Cento e Cinquenta mil Reais) para compra de medicamentos, e a Rádio Liderança FM que doou 200 kits para o combate ao coronavirus.
Finalizando Paulo Higino agradeceu a Deus e a todos os presentes e desejou saúde a todos.

Logo em seguida a sessão foi encerrada pelo presidente.

Texto e Fotos: Edson Luiz