Canaã dos Carajás: Vereador Anderson Mendes (MDB) denuncia durante sessão da câmara máfia da licitação na prefeitura

O vereador Anderson Mendes (MDB) usou a tribuna durante sessão ordinária realizada na terça-feira, 22, na câmara municipal de Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, para fazer a grave denúncia da existência da máfia da licitação que ocorre dentro da prefeitura do município.

As denúncias teriam chegado até o parlamentar por meio de empresários da cidade que se sentem prejudicados com esquema criminosos, já que conforme os denunciantes o “Setor de Licitação” da prefeitura estaria promovendo empresas em processos licitatórios.

Ainda de acordo com a denúncia, o processo acontece como um acordo, onde a prefeitura decide quem vence a licitação. As empresas que não participam da máfia ficam impedidas de participar de todo processo licitatório, ficando impossibilitadas de concorrer legalmente pela execução das obras em Canaã dos Carajás.

O esquema funciona da seguinte forma, para concorrer o processo licitatório e ser beneficiado na execução da obra, o empresário teria que pagar com muito dinheiro a prefeitura para então ser incluído no procedimento. O vereador na ocasião apresentou na plenária prints de empresários cobrados pelo suposto funcionário público, nas conversas entregues ao parlamentar é nítido como funciona o esquema criminoso.

Nos prints apresentados é nítida a cobrança de valores por parte da máfia que falam abertamente sobre pagamentos, caso o empresário queira vencer a licitação. Indignado com o que vem ocorrendo, o vereador pediu aos demais parlamentares providências sobre o caso, e se de fato existe o esquema fraudulento é preciso que medidas sejam tomadas.

 

 

 

 

 

 

 

Um dos empresários chegou a falar para o vereador não aguentar mais gastar tanto dinheiro para participar do processo de licitação. E sob ameaças são obrigados a liberar dinheiro para os funcionários que o vereador denominou como “ligeirinho”

“Nós precisamos desmamar esses caras que são os maiores câncer de Canaã dos Carajás. Que os prédios públicos só vão para a área desses caras, que os donos de outros loteamentos não têm privilégios. Eu já fiscalizei aqui em Canaã áreas públicas que eles doam para o município, a maioria são brechós que não dá para fazer nem ranário. As licitações, só ganham licitação quem eles querem, desde do tempo do Ribita que esses caras mandam e desmandam na prefeitura, comanda todo prefeito.” Destacou o vereador na tribuna.

Em sua fala, o vereador exigiu que seja criada uma CPI para investigar e desmontar o esquema criminoso.“ Precisamos nobres colegas vereadores de montar uma CPI para poder acabar com essa máfia da licitação. Poder escancarado, todos os empresários que não são da máfia, que não é do sistema, sabe da máfia que existe ali dentro, só ganha licitação quem eles querem, todo mundo na rua sabe disso. Até quando vamos aceitar! Precisamos desmama essa quadrilha que só eles ganham licitação, vocês empresários que é do bem tem direito de participar do processo licitatório de Canaã dos Carajás.” Pontou Anderson Mendes.

 

 

A redação do Portal Carajás – O Jornal entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura sobre as denúncias, mas até o fechamento da reportagem não obteve resposta.

 

Por: Hilda Barros