Cavalgada FAP exibe show de animação e cultura country em Parauapebas

A manhã deste sábado, 2, iniciou com muita animação e folia na cidade de Parauapebas, sudeste do Pará. O motivo é a realização da Cavalgada da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP), uma das manifestações culturais mais importantes do município, que junta os costumes country da festa de rodeio em uma grande passeata pelas principais ruas da cidade.

Por todo o trajeto, os munícipes se reuniram para prestigiar o percurso da Cavalgada. Os membros das comitivas são os que mais chamam a atenção no evento. Devidamente uniformizados com botas de couro, chapéus de cowboy e belos cinturões, os participantes demonstraram muita atitude ao andar a cavalo e mostrar a beleza dos costumes do campo. Na comissão de frente, representantes do Siproduz, sindicato responsável pela organização do evento, iam carregando bandeiras do Pará e Brasil, abrindo caminho para as musas do concurso Rainha FAP, que também apresentaram muita elegância em cima dos equinos.

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, esteve acompanhando todo o trajeto da cavalgada em uma bela carroça, no melhor estilo country. O gestor explica a grande importância que o evento tem para a cidade. “É um momento muito bom porque você vê toda a cidade participando, uns na cavalgada, outros assistindo, é uma diversão para todo mundo. Isso ajuda a cidade a dar uma sacudida, deixando a população mais feliz”, conta o prefeito animado com a festa. 

A cavalgada iniciou por volta das 8h da manhã, saindo da concentração ao lado da Havan. O público participante percorreu mais de 15 quilômetros, passando na PA-275 e em ruas de diversos bairros. Todo o trajeto foi escoltado e organizado pelo DMTT, Polícia Militar e Detran, que garantiram um caminho tranquilo e sem problemas. Por volta das 14h a passeata chegou ao fim, no parque de exposição da FAP, onde o público foi recebido com shows de artistas do município e um delicioso churrasco, que foi preparado pelas comitivas.

O vaqueiro Adriano Lourenço, de 23 anos, está curtindo a cavalgada de Parauapebas pela primeira vez. Natural de Curionópolis, o vaqueiro enaltece as várias qualidades da programação. “Eu achei muito bonita essa cavalgada, os cavalos estão muito bem cuidados e padronizados. O destaque vai para o local de concentração, que também foi muito bem organizado. Eu sempre participo de cavalgadas porque faz parte da minha profissão, está no sangue de todo vaqueiro”, relata Adriano.

O presidente do Siproduz, João Barreto, afirma que a Cavalgada em 2017 foi um recorde de participação popular.  “A cavalgada de hoje deixou a organização do Siproduz muito surpresa pela quantidade. Mais de mil cavaleiros estiveram desfilando pela cidade, além da grande quantidade de pessoas aleatórias, que também vieram festejar durante o percurso”, finaliza o presidente. 

Ao final da tarde um dos momentos mais aguardados teve seu desfecho, a escolha da melhor comitiva da Cavalgada FAP 2017, um título muito disputado por todas as 19 comitivas que estiveram participando da programação. A comitiva vencedora da Cavalgada 2017 foi a Unidos por Leite, em segundo lugar a Comitiva das Comadres foi a escolhida, e por último, a Comitiva as Marvadas levou o terceiro lugar. Todas as equipes receberam troféus em homenagem a conquista dos títulos.

A Comitiva Unidos por Leite foi a grande vencedora da competição entre comitivas.

As candidatas ao prêmio Rainha FAP 2017 também participaram da Cavalgada.

As comitivas desfilaram e exibiram um show de cultura country pela cidade.

O prefeito da cidade de Parauapebas, Darci Lermen, esteve acompanhando todo o trajeto da cavalgada em uma bela carroça, no melhor estilo country.

O presidente do Siproduz, João Barreto, afirma que a Cavalgada em 2017 foi um recorde de participação popular.

O público em geral, que não é filiado a comitivas,  participou em massa do evento.

O público participante percorreu mais de 15 quilômetros, passando na PA-275 e em ruas de diversos bairros da cidade.

O vaqueiro Adriano Lourenço, de 23 anos, veio diretamente de Curionópolis para curtir a cavalgada de Parauapebas pela primeira vez.