Celpa e Nova Canaã lideram o ranking de empresas que mais geraram reclamações de consumidores no município de Canaã dos Carajás no primeiro semestre de 2016, segundo balanço solicitado pelo Portal Canaã ao Procon do Pará. Em seguida vem Loja Centro, Vivo e Asti Empreendimentos.
As empresas Celpa com 104 reclamações e Nova Canaã com 17 reclamações ocupam o primeiro e segundo lugares do ranking. A Loja Centro aparece em terceiro lugar com 14 reclamações, seguida pela empresa Vivo em quarto lugar. A quinta empresa mais citada é Asti Empreendimentos.
Em 2015, a empresa Celpa também liderou o ranking de empresas que mais geraram reclamações. Em segundo no rankig aparece a empresa Rocha Magazine e em terceiro o Colégio Castro.
Conheça mais sobre o Procon
O Procon cumpre coordenar, integrar e executar a política de proteção e defesa do consumidor no Estado do Pará, de acordo com o CDC e Decreto nº 2181/97 e legislações afins. Assim, este órgão também recebe, analisa, avalia, concilia, soluciona, autua e aplica multas, bem como encaminha aos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para medidas no âmbito de suas respectivas competências.
Cabe ao Procon, oferecer à população um apoio consciente e sustentável quando houver algum direito violado, garantindo a ampla defesa como princípio constitucional através de uma análise criteriosa sobre a relação de consumo efetuada, para somente depois abrir um processo administrativo e/ou possível aplicação de multa. Além disso, também deve informar e orientar o consumidor e fornecedor sobre seus direitos e deveres na relação de consumo, prevenindo as práticas abusivas decorrentes dessa relação.
Redação do Portal Canaã.