A ByteDance, desenvolvedora do TikTok, disse nesta segunda-feira (21) que os negócios globais do aplicativo se tornarão sua subsidiária.
No entanto, as empresas americanas Oracle e Walmart afirmaram no final de semana que eles e investidores norte-americanos teriam participação majoritária do aplicativo após um acordo ter recebido a “bênção” do presidente dos EUA, Donald Trump.
Trump disse em entrevista nesta segunda que não aprovaria a venda do TikTok para a Oracle e o Walmart se a ByteDance continuar como controladora do aplicativo.
“Se descobrirmos que eles não têm controle total, então não vamos aprovar o acordo […] Estaremos observando-o de muito perto”, disse o presidente dos EUA à Fox News em entrevista.
Em agosto, Trump emitiu uma ordem executiva que proibia “transações” com a ByteDance e ameaçou proibir o TikTok caso ele não fosse vendido para uma empresa americana até meados de setembro.
Segundo agências internacionais, o Departamento de Comércio confirmou em um comunicado que iria atrasar em uma semana as restrições para o TikTok que deveriam entrar em vigor neste domingo (20).
As autoridades norte-americanas expressaram preocupação de que as informações sobre os 100 milhões de usuários ativos nos EUA na plataforma pudessem ser repassadas à China.
O aplicativo negou as afirmações dizendo que não atenderia a nenhum pedido de compartilhamento de dados de usuários com as autoridades chinesas.
Declarações desencontradas
No sábado, Trump disse que apoiava um acordo que permitiria o TikTok continuar operando nos Estados Unidos. Porém, relatos sobre o negócio diferem.
A ByteDance disse nesta segunda que possuirá 80% do TikTok Global, uma empresa norte-americana recém-criada que será proprietária da maioria das operações do aplicativo em todo o mundo.
A Oracle e o Walmart, que concordaram em adquirir participações no TikTok Global de 12,5% e 7,5% respectivamente, disseram no sábado que a participação majoritária do TikTok estaria em mãos norte-americanas.
A ByteDance em seu comunicado nesta segunda-feira disse que era um “boato” que investidores norte-americanos seriam proprietários majoritários do TikTok Global.
A Oracle se recusou a comentar sobre a declaração da ByteDance, enquanto o Walmart não respondeu a um pedido de comentário da agência Reuters.
Algumas fontes próximas do acordo procuraram amenizar a discrepância apontando que 41% da ByteDance já são de propriedade de investidores norte-americanos, portanto, ao contar essa propriedade indireta, o TikTok Global seria majoritariamente detida por partes dos EUA.
Uma das fontes disse à Reuters que o acordo com a Oracle e o Walmart avalia o TikTok Global em mais de US$ 50 bilhões.
O TikTok também confirmou os planos para uma oferta pública inicial do TikTok Global.
A empresa de Pequim disse que o conselho de diretores do TikTok Global incluirá o fundador da ByteDance, Zhang Yiming, bem como o presidente-executivo do Walmart, Doug McMillon, e os atuais diretores da ByteDance. A empresa não quis comentar sobre quem mais estaria entre os diretores.
Oracle e Walmart: as empresas interessadas no TikTok
A Oracle concordou em adquirir 12,5% da TikTok Global, uma empresa norte-americana recém-criada que será proprietária da maioria das operações do aplicativo em todo o mundo.
A Oracle não é muito popular entre os consumidores, mas foi fundada em 1970 e é referência em soluções corporativas.
Atualmente, a empresa avaliada em US$ 180 bilhões, oferece soluções de gerenciamento de bancos de dados e servidores para empresas, escolas e governos – incluindo o dos EUA.
A empresa atua na infraestrutura de servidores na nuvem e na área de inteligência artificial.
O varejista norte-americano Walmart também faz parte da proposta para aquisição de uma parte do TikTok, em conjunto com a Oracle. A empresa ficará com 7,5% da TikTok Global.
A empresa já tinha demonstrado interesse no app de vídeos quando a Microsoft anunciou que estava em negociação com a ByteDance.
O Walmart também não tem experiência no gerenciamento de plataformas de redes sociais, mas vê no TikTok uma maneira de ampliar a sua presença digital.
A versão chinesa do aplicativo, chamada de Douyin, incorpora algumas funcionalidades de compra em meio a exibição dos vídeos curtos.
Há um botão que redireciona os usuários para lojas virtuais, muitas vezes dos próprios criadores de conteúdo.
“A maneira como o TikTok integrou as capacidades de e-commerce e publicidade em outros mercados é um benefício claro para criadores e usuários nestes locais”, disse um porta-voz do Walmart à rede de televisão CNBC em agosto.