O mês de junho chegou e com ele muitas delícias juninas, e claro, a tradição das quadrilhas, que abrilhantaram os festivais de Parauapebas.
Durante o final de semana, 10 e 11, a Coordenadoria Municipal da Juventude-CMJ, realizou o 1ª Arraial da Juventude, na Praça da Juventude, localizada no bairro Casas Populares II. O evento teve a participação de 12 quadrilhas, que estão presentes em Parauapebas, e logo em breve irão se apresentar no Festival Jeca Tatu, tradição na cidade.
Segundo o coordenador municipal da juventude, Rafael Ribeiro, a ideia de promover o arraial surgiu através de plenárias com jovens que fazem parte do seguimento cultural da juventude do município. “Vimos a necessidade de ações como essas em periferias da cidade, e a Praça da Juventude era uma localidade em que não era realizado programações voltadas para os jovens”, declara Rafael Ribeiro.
Com as coreografias já preparadas, os quadrilheiros estão só esperando o momento certo para poder se apresentar e mostrar o melhor de São João, em Parauapebas. De acordo com Denilson da Silva, presidente da quadrilha Coração do Sertão, reunir as quadrilhas é sempre bom. “Como o evento é um pré-festival é de grande importância reunir as quadrilhas para festejar e mostrar um pouco do espetáculo de cada uma”, relata Denilson.
O coordenador da juventude Rafael Ribeiro ainda afirma que o apoio que tiveram contribuiu ainda mais na realização do 1º Arraial da Juventude. “Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas, Secretária Municipal de Cultura, além da Guarda Municipal, que esteve reforçando a segurança do local. A festa foi voltada para toda a população aproveitar da melhor forma”, diz Rafael.
O evento teve a duração de dois dias e em cada noite, os jurados observavam todos os detalhes para fazer justiça no momento da premiação das quadrilhas. As premiações foram destinadas para:
Melhor Quadrilha Caipira: Chapéu de Palha
Melhor Quadrilha Estilizada: Sedução Junina
Melhor Quadrilha de Salão: Império de São João
Rafael Ribeiro, Coordenador Municipal da Juventude.
Denilson da Silva, presidente da Coração do Sertão.
{gallery}novo 3{/gallery}
(Jussara Alves)