Na noite do último sábado, 24, o colégio Sophos realizou mais uma edição do Festival Folclórico, que contou com a participação de centenas de pessoas, todas fazendo questão de irem caracterizadas em ritmo de São João.
Com apresentações voltadas para as culturas das regiões Norte e Nordeste do país, as turmas se dedicaram para darem seu melhor em quadra. Os estudantes se prepararam durante 25 dias para comemorar o evento no mês de junho, que teve em sua programação o carimbó, quadrilha, dança indígena, premiação das misses e vaquejada.
Segundo a diretora do Colégio Sophos, Rosa Peixoto, o evento recebe o nome de Festival Folclórico pela diversidade de cultural. “Nosso projeto reúne cultura de vários lugares, devido contar com a participação de pessoas de diversos locais do país. Já que o Pará recebe a participação de pessoas de vários Estados, e cada uma com uma cultura diferente, decidimos apresentar um festival miscigenado”, disse a diretora, acrescentando que sua expectativa é sempre a melhor, pois estar reunida com toda a equipe é sempre motivo de alegria.
De acordo com a Mariana Rosa, aluna do terceiro ano do ensino médio, a preparação para o festival ficou marcada em sua vida. “Festa junina é um evento muito animado que contribui para nos distrair, pois a correria do dia a dia com os estudos sempre são constantes para a gente. É o último ano nosso aqui na escola, e com isso, cada coisa que é feita fica marcada, tudo é muito emocionante para cada aluno”, comentou a estudante.
A decoração foi toda preparada pelo prefeito da escola, José Alves, e o mesmo contou com o apoio dos demais membros da escola. As barracas também fizeram parte da decoração e em casa uma delas, pratos típicos do São João eram vendidos ao público presente.
Aluna Mariana Rosa.
Diretora do Colégio Sophos, Rosa Peixoto.
{gallery}Sophus{/gallery}
Texto: Jussara Alves
Fotos: Caetano Silva e Jussara Alves