
Fonte: G1
Tomaram posse neste domingo (1º) em Brasília os deputados federais eleitos e reeleitos em 2014. O plenário terá 13 representantes da área de cobertura da TV Tem, dos 513 deputados federais que tomaram posse em Brasília, 198 assumem o cargo pela primeira vez. Entre os 70 deputados da bancada paulista estão vários representantes do interior de São Paulo. Na área de cobertura da emissora em São José do Rio Preto (SP), existem quatro representantes. Rodrigo Garcia (DEM), Edinho Araújo (PMBD) que assume o cargo, mas logo em seguida devolve, pois foi nomeado Ministro da Secretaria dos Postos, Sinval Malheiros (PV) e Fausto Pinato (PRB).
A nova composição da Câmara, escolhida em outubro para um mandato de quatro anos, representa 28 partidos políticos, seis legendas a mais do que as que atuaram na última legislatura. A cerimônia de posse foi conduzida pelo deputado Miro Teixeira (Pros), de 69 anos, por ser o mais velho entre os eleitos. Os 27 novos integrantes do Senado assumirão seus mandatos de oitos anos em outra cerimônia, também neste domingo. Apesar das dissidências dentro da base aliada e do fortalecimento da oposição após da expressiva votação de Aécio Neves (PSDB), Dilma conta com o apoio majoritário do Congresso.
O PT se manteve como a maior bancada da Câmara, apesar de ter caído de 88 para 69 deputados. O PMDB, aliado do governo, se manteve como a segunda maior força, mas também terá menos cadeiras na nova legislatura: de 71 para 65. Já o PSDB, principal partido de oposição, ocupa o terceiro lugar, conquistando dez deputados a mais do que em 2010, totalizando 54 representantes. A nova Câmara dos Deputados é dominada por homens, que correspondem a 90% dos 513 deputados – são apenas 51 mulheres. A grande maioria dos eleitos tem formação universitária (80,3%) e é branca (80,1%).