Dilma realiza discurso em defesa de Lula

Em discurso em defesa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) disse que “está claro que há uma crescente indignação” contra o julgamento de Lula, e comparou a situação de seu antecessor no cargo com a que envolve seu sucessor e vice, o atual presidente, Michel Temer (PMDB). “Porque o Lula está sendo condenado sendo inocente. Enquanto isso outros, com gravações, com mala de dinheiro, subindo e descendo, estão protegidos e podem concorrer livremente e não estão submetidos à Justiça”, disse a ex-presidente.

Por ser presidente, Michel Temer (PMDB), que era vice de Dilma, teve duas denúncias contra ele submetidas à Câmara dos Deputados. Nas duas ocasiões, os parlamentares impediram que ele fosse investigado enquanto estiver no exercício do cargo. A mala de dinheiro à que Dilma se refere seria pagamento de propina pela JBS, flagrada em ação controlada da Polícia Federal com o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) A defesa de Temer nega a acusação.

A fala foi feita nesta terça-feira (23) durante o ato “Mulheres pela democracia e pelo direito de Lula ser candidato”, marcado para a véspera do julgamento da apelação da sentença que condenou o ex-presidente Lula à prisão.

Dilma diz ser contra o PT ter um nome que possa substituir Lula caso ele seja impedido de disputar a eleição presidencial. Pré-candidato do partido, o petista é líder em todas as pesquisas de intenção de voto

“Nós não temos plano B! Ter plano B quando se tem uma pessoa inocente é covardia”, disse a ex-presidente, que não considera Lula “um radical”. “O Lula só não é uma pessoa que negocia suas próprias convicções”, disse. “Quando o Lula cresce nas pesquisas, passa a ser aquele que tem que ser aniquilado da face da terra. Usam contra ele o processo de perseguição política”.

Para Dilma, o processo de impeachment do qual ela foi alvo em 2016, e que levou Temer ao poder, foi feito para destruir o PT e ela. “Mas, sobretudo, destruir o nosso líder, Luiz Inácio Lula da Silva. Pois bem, deu errado”, avaliou.

 

Fonte: Uol notícias