Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de Macapá lançou o edital de licitação para o transporte coletivo municipal . Segundo o prefeito Dr. Furlan, a frota deve aumentar agora para 180 ônibus.
O edital prevê que as linhas serão divididas em dois lotes, e que eles não podem ser vencidos por uma única empresa. Segundo Furlan, haverá um prazo de 30 dias para que as companhias interessadas realizem o cadastro e apresentem as propostas.
Após essa etapa, a comissão de licitação irá analisar os planos de cada corporação que deseja integrar o transporte público na capital.
“Ao térimino desses 30 dias, a comissão de licitação vai abrir os envelopes, vai ver quem realmente ganha esses lotes e aí nós teremos o prazo para recursos. Esse processo, como um todo, gira em torno de 90 dias”, detalhou o prefeito.
Antigo edital barrado pelo TCE
Um edital de licitação do transporte coletivo foi lançado por Furlan em 2019, mas foi anulado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) após decisão monocrática do conselheiro Paulo Martins, que apontou inconsistências nas regras.
Naquela oportunidade, era previsto que os ônibus municipais contassem com:
- redução no tempo de viagem
- idade média de 4 e máxima de 8 anos
- elevadores e locais para cadeiras de rodas
- sistema de bilhetagem eletrônica e GPS
- câmeras de segurança
- ar-condicionado (inicialmente nas linhas estruturais)
- conectividade Wi-Fi em toda a frota
G1 amapá