
“A Criação da Universidade Pública Municipal de Parauapebas proporcionará a nossa população a oportunidade da educação continuada, permitindo-lhes o acesso e a disputa ao mercado de trabalho em igualdade de condições com os moradores de outras cidades regiões”. É com este pensamento o vereador Bruno Soares indicou ao Poder Executivo Municipal anteprojeto de lei de criação da Universidade Pública Municipal de Parauapebas.
De acordo com a justificativa do vereador, vivemos em um município em crescimento populacional da ordem de 18% ao ano e com isso aumenta-se em muito as demandas sociais de toda ordem, inclusive e principalmente no que se refere ao sistema de ensino público municipal, onde a participação dos governos Estadual e Federal é ínfima em nossa cidade, gerando com isso um déficit enorme em relação ao ensino superior dado ao fato de que a maior parte de nossa população é muito carente tanto no aspecto financeiro quanto social e cultural, possuindo grande expectativa em relação ao atendimento das suas necessidades. “São na maior parte pessoas de família de baixa renda carecendo de recursos de todo tipo, que frequentam a rede pública de ensino, não dispondo de condições para se deslocar da sua residência para a escola e muito menos arcar com o pagamento de mensalidade escolar”, preocupa-se Bruno Soares.
Trata-se da Indicação 108/2013 que teve como resultado o Anteprojeto de Lei que foi aprovado pela Câmara municipal e sancionado pelo prefeito Valmir Mariano.
Entre outras medidas a favor da educação, o vereador Bruno Soares indicou ao poder executivo municipal a construção de um estacionamento em frente a E.E.E.M Marluce Massariol de Souza.
Ascom/Bruno Soares