Foi juntando criatividade com conhecimento que os alunos do Colégio Sophos realizaram nesta manhã, 13, o projeto Construção do Saber, uma iniciativa com o objetivo de mostrar exposições de edições de jornais.
Criado pelos próprios alunos, com o apoio dos professores de disciplinas diferenciadas, os estudantes conseguiram desenvolver um belo trabalho, e claro, chamar a atenção dos jurados, que bem atentos analisavam todos os detalhes expostos pelos alunos.
Quem esteve apreciando os trabalhos e jugando foi a jornalista e apresentadora Dayane dos Santos, que se sentiu honrada em fazer parte do projeto. “Para mim foi uma honra muito grande, e muito gratificante participar desse projeto, principalmente como júri, fiquei encantada e muito impressionada com o trabalho dos alunos”, comentou Dayane.
Com o trabalho voltado mais para o jornal impresso, os alunos relataram que não foi muito fácil desenvolver e criar o jornal. De acordo com a aluna, Maria Eduarda, 13, o trabalho do jornalista é importante para manter a sociedade informada, porém a mesma não pretende ingressar na profissão. “Achei muito interessante a iniciativa do projeto, já que na nossa idade o hábito de ler não é muito presente. É um trabalho muito importante, porém é uma profissão que não desejo ingressar, pois não é tão fácil como se parece”, relatou a estudante.
Segundo o professor Everlânio Cunha, que esteve à frente do projeto, juntamente com demais mestres da educação, a ideia surgiu através da necessidade de trazer o aluno da sala de aula para a pesquisa, colocando ela em prática. “Os alunos envolveram temas normais do nosso bimestre, trazendo o dia a dia em sociedade. Essa foi uma forma de sair da zona de conforto (sala de aula), envolvendo a pesquisa e leitura na construção de algo diferente”, disse o Everlânio.
O professor relata ainda que os alunos puderam vivenciar um pouco mais do trabalho que é realizado pela imprensa do Município. “Os alunos se informaram melhor sobre o papel da imprensa, que é informar e fazer um trabalho social assim como a educação também faz. Imprensa e educação estão na mesma função que é o social”, relatou o professor.
A exposição dos jornais dos alunos se estendeu durante toda a manhã, cada turma com uma informação diferente.
Aluna Maria Eduarda.
Professor Everlânio Cunha.
Apresentadora e jornalista Dayane dos Santos.
{gallery}novo 7{/gallery}
Texto: Jussara Alves