Escolas municipais de Canaã vão implantar ações previstas na “Agenda 21”

As 19 escolas municipais de Canaã dos Carajás vão implantar as ações previstas na Agenda 21 – documento que sistematiza um plano de ações para o desenvolvimento sustentável. A apresentação às escolas dos elementos dessas práticas será feita a partir da próxima segunda-feira (1º) e até o dia 6, sob coordenação da equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação e da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-vida) do governo federal.

Entre as práticas que serão incentivadas, estão o consumo consciente de água e energia elétrica, destinação correta de lixo, reaproveitamento e reciclagem, conservação do patrimônio público e uso responsável dos materiais didáticos. Cada escola vai traçar metas para atingir esses objetivos.

“São ações que precisamos trabalhar diariamente e constantemente, sobretudo com essas crianças, para uma mudança de postura”, destacou a coordenadora de educação ambiental da Semed, Poliana Albuquerque.

Após a apresentação das diretrizes da Agenda 21, caberá às escolas a implementação de medidas junto aos alunos com atividades multidisciplinares.

Agenda 21 – A “Agenda 21” é um documento lançado na ECO92 (ou Rio92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro). A partir de então, 179 países, entre eles o Brasil, assumiram o compromisso de contribuir para a implementação dessas práticas sustentáveis.

Fonte: Ascom/PMCC