Entorno de 5 mil pessoas passaram na Praça de Eventos, durante a exposição de projetos sustentáveis, que aconteceu nos dias, 9 e 10, deste mês.
A exposição fez parte da 22ª Semana do Meio Ambiente, que teve inicio dia 3, domingo, reunindo dezenas de pessoas para participarem do circuito ecológico. Durante toda a semana palestras educativas e oficinas foram realizadas em bairros e escolas de Parauapebas.
A apresentação da fauna e da flora marcaram os dias de exposição na Praça de Eventos, é o que chamava a atenção dos visitantes. Segundo Isaías Oliveira, 15, que faz parte do Projeto Jovem Ambientalista-PJA, relata que a exposição do crânio de um jacaré chamou muito a atenção de todos os que passaram no local. “Algumas pessoas acham que é um crânio de dinossauro pelo o tamanho que apresenta. Além de quererem pegar para ver se realmente é de verdade”, disse o jovem, acrescentando que o crânio foi encontrado há dois anos na savana de Carajás, que representa 2% da fauna.
Com mais de dez estantes, localizados na praça, cada um apresentava algo diferente, uma equipe de estudantes bastante empenhada para apresentar aos visitantes, informações e curiosidades que nem imaginavam existir. “Estamos apresentando à população uma ideia de arborização através da reciclagem, que é importante. A turma toda se empenhou e o trabalho foi feito com muito esforço e dedicação de todos da equipe”, comentou Dijaene Cristina.
Segundo Dion Leno, Secretário Municipal de Meio Ambiente, a programação foi muito proveitosa, e a população pode participar de perto. “Uma semana muito proveitosa com muitos resultados positivos, formos para os bairros, na cidade e na zona rural, uma forma de ficar mais próximo da população, que é muito importante. A programação na praça apresentou diversas coisas e informações, que são muito importantes para a sociedade”, disse o secretário, acrescentando que o trabalho da equipe muito competente, contribuiu muito na realização do evento.
Quem gostou da programação foi Marli Costa, que ao passar pela proximidade da praça resolveu conhecer mais. “Muito importante, gostei muito da realização do evento, não imaginava do que se tratava e ao me aproximar me encantei com as exposições aqui no local”, disse Marli.
Ao longo da programação artistas locais se apresentaram no palco principal, abrilhantando o encerramento da 22ª Segunda do Meio Ambiente.
Dijaene Cristina.
Dion Leno, Secretário Municipal de Meio Ambiente.
Isaias Oliveira, participante do Projeto Jovem Ambientalista-PJA.
Marli Costa.
{gallery}novo 1{/gallery}
Texto: Jussara Alves