Festival Folclórico do Colégio Sophos, este ano com o tem “Diversidade Cultural”

O mês de junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. O professor Marcio Carneiro foi o cerimonialista do evento.

 Este período é de muita festa e uma ótima oportunidade para trabalhar interdisciplinarmente a valorização da identidade nacional, da cultura popular e das tradições, estimular o desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio, incentivando a expressão corporal, promovendo o reconhecimento cultural de canções típicas, aumentando o repertório musical das crianças ao mesmo tempo em que trabalha a construção da leitura e escrita, oferecendo contato com as expressões artísticas, tão importantes na formação humana. Neste semestre realizamos muitos projetos, nessas ações sempre buscamos o foco no desenvolvimento integral de nossos alunos.

 

As turmas do JARDIM II, 1° ANO e 2° ANO  formado pelas nossas estrelinhas e suas professoras Carla Martins, Jéssica Adriane e Adriana, apresentarão a dança Fogaréu. uma tradição de acender a fogueira, que é marcada por sensações, significados e costumes que passam de geração a geração. Considerada um dos símbolos de maior referência nesse período festivo, a fogueira também apresenta fortes influências no setor histórico e cultural.

JARDIM II, 1° ANO e 2° ANO COM APRENSENTAÇÃO DA DANÇA DO FOGARÉU 

A turma do 3° ANO e sua professora Jozlene Alves, apresentaram a dança portuguesa. caracterizada pelo folclore português que varia e toma diferentes formas de acordo com as regiões do país.

A turma do 3° ANO apresentaram a dança portuguesa

As turmas do 4° E 5° ANO e as professora Jucilene nascimento e Kellyane nascimento representaram O Nordeste, uma região pra lá de arretada! Por isso, diversos aspectos de sua cultura podem ser celebrados. Como, Comidas, música, danças, sotaque… neste evento O Nordeste foi lembrado por meio da arte com a literatura de Cordel que foi apresentado pela aluna Joana Gabriele do 5º ano, um texto de pura emoção! Em seguida deram um show na dança da quadrilha nordestina.

 

As turmas do 4° E 5° ANO Representaram O Nordeste por meio da arte com a literatura de Cordel

Os alunos da turma do 6° ANO com direcionamento das professoras Maria e Anathália, apresentaram a dança do carimbo, representando o folclore brasileiro, típico do estado do Pará. Uma dança em pares, com a sua principal característica de movimentos giratórios, essa dança mescla as culturas e os costumes indígenas, africanos e europeus. Se tornou uma das principais danças do estado do Pará, principalmente na cidade de Belém, onde surgiram os primeiros grupos de carimbozeiros.

 

Os alunos da turma do 6° ANO apresentaram a dança do carimbó 

Os alunos da turma 7° ANO com as professoras Priscilla, Kellyane e Thiago, a dançacountry um gênero musical dos Estados Unidos, originado no sul do País na década de 1920, mas esse ritmo ficou tão popular que começou a ultrapassar fronteiras. A versão brasileira desse gênero é conhecida simplesmente como Música Sertaneja. De modo geral, ela difere do Country Americano devido às características culturais das regiões. Contudo, ambos os ritmos começaram como expressões dos povos que vivem no interior.

  Os alunos da turma 7° ANO fizeram a apresentação de uma bela  dançacountry

Os alunos da turma 8° ANO realizam a dança africana com orientação da professora Jeaine que integraram a cultura do continente africano e representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural que e dança. Esse tipo de manifestação é de extrema importância para o povo, constituindo parte essencial da vida. É uma maneira de estarem sempre conectados com seus antepassados e carrega uma poderosa carga emocional e artística, além do entretenimento e diversão.

A dança africana foi um show com os alunos da turma 8° ANO

Os alunos da turma 9° ANO com professor Thiago representaram A festa do Bumba Meu Boi que se refere a morte e a ressurreição. A celebração do milagre no qual, na cultura folclórica um homem representado pelo boi se veste com uma armação de madeira, pano e usa uma cabeça de animal feita à mão. A festa do Bumba Meu Boi é uma das festas folclóricas mais importantes do Brasil. No dia 30 de junho é comemorado o Dia Nacional do Bumba Meu Boi. E o nosso boi representa a ressurreição do SABER, um boi que nasce da superação dos alunos em suas notas, em seu aprendizado, é um BOIZINHO SOFISTICADO. Para agitar mais a galera o professor convidou os pais e responsáveis a adentar a quadra e fazer parte da dança agitando o evento.

Os alunos da turma 9° ANO representaram A festa do Bumba Meu Boi  que se refere a morte e a ressurreição

Os alunos das turmas do ENSINO MÉDIO( 1ª, 2ª e 3ª serie) realizam o desfili das representantes a miss das turmas, na  1ª serie a aluna Rebeca Mairick, na 2ª serie com a aluna Ruanna Cardoso e 3ª serie com a rainha do milho, aluna Júlia Lisandra e como miss  a aluna Giovana Costa. A dança apresentada pelos alunos foi A quadrilha, um dos momentos mais esperado da festa. A Quadrilha é uma contradança de origem holandesa, surgiu de uma dança popular, executada pelos que trabalhavam no campo, era uma dança camponesa, uma dança roceira, uma dança rural. Veio para o Brasil no século XIX, com a vinda da Corte Real portuguesa e rapidamente essa dança de salão, típica da nobreza, caiu nas graças do nosso povo animado e festeiro. E hoje é parte das comemorações das festas juninas, com algumas modificações típicas de nosso país. É também chamada de quadrilha caipira ou de quadrilha matuta.

Os alunos das turmas do ENSINO MÉDIO( 1ª, 2ª e 3ª serie) realizam o desfili das representantes a miss das turmas

Neste momento houve a culminância do evento, neste momento o professor Marcio junto a diretora Milena Cravalho Agradeceram a todos os presentes, que abrilhantaram o evento do Festival Folclórico SOPHISTICADO.