Eram duas classificações para cada lado. Agora, a vitória por 2 a 0 na Arena da Baixada deu vantagem ao Flamengo no duelo contra o Athletico em mata-matas da Copa do Brasil. Os cariocas souberam competir, seguraram pressão, usaram o regulamento e carimbaram a vaga para semifinal.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/1/H/A3jnqaRXWB3Rt4fF6GHg/agif23071222212557.jpg)
Athletico x Flamengo na Copa do Brasil 2023 — Foto: Gabriel Machado/AGIF
A atuação defensiva, especialmente dos zagueiros Fabrício Bruno e David Luiz, e a aposta certeira no retorno de Gabigol ao time titular após 12 dias fora dos gramados são os pontos positivos desta classificação. A defesa segurou e o atacante resolveu.
Uma atuação estratégica de um Flamengo que tinha a vantagem do empate. Enquanto o Athletico tentava controlar o jogo no primeiro tempo, os cariocas foram pacientes nos minutos iniciais. Sem Pulgar, que sentiu no aquecimento, o time pecava na saída de bola e não conseguia criar as jogadas de ataque.
Foram poucos lances de perigo até o gol, contra, que saiu aos 44 minutos. Uma cobrança de escanteio de Arrascaeta na área, a bola rebateu e sobrou para Everton Ribeiro. O camisa 7 encontrou Thiago Maia, que inverteu a bola para esquerda em um lindo cruzamento na cabeça do uruguaio. O meia cabeceou para o meio da área, a bola bateu em Erick e foi para o fundo da rede de Bento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/n/g/Zsg3pXSSa2OI4BCyXEOQ/gabigol-comemora.png)
Gabigol, do Flamengo, comemora gol sobre o Athletico na Copa do Brasil — Foto: Reprodução
Foram mais de 35 minutos de bola rolando para Gabigol poder comemorar aliviado. Quase aos 48 do segundo tempo, o Flamengo trabalhou um bola na área do Athletico enquanto a torcida carioca gritava “olé” nas arquibancadas. David Luiz fez um lançamento para Léo Pereira escorar de cabeça para Gabigol. O atacante dominou e marcou com a perna direita.
O Flamengo administrou e reforçou a – recente – fama de ser eficiente. Foram apenas oito chutes durante todo o jogo. Quatro foram na direção do gol. Dois entraram. Enquanto isso, segurou o bombardeio adversário de 28 finalizações e saiu sem ser vazado.
Foi assim que o Flamengo chegou a sua sexta vitória em cima do Athletico em 12 jogos da Copa do Brasil. São três classificações e um título. Para o lado do Furacão, apenas uma vitória e duas classificações. Outros cinco resultados foram empates.