FMI sugere que Brasil deve manter Bolsa Família

O programa Bolsa Família, que ajuda famílias pobres, deve continuar, seja na forma atual ou de outra forma”, disse Lagarde durante um debate realizado durante a assembleia anual do FMI em Washington.

A diretora afirma que, considerando o contexto de desaceleração da atividade econômica no país (situação que levou o FMI a reduzir para 0,3% sua previsão de crescimento para o Brasil em 2014), existem muitos gargalos na economia brasileira. “Esses problemas devem ser enfrentados porque existe um talento, existe uma energia na economia brasileira que deve ser liberada”, comentou.

O Brasil atravessa seu quarto ano consecutivo de crescimento fraco. Após dois trimestres consecutivos de contração econômica, o país entrou em recessão técnica no final do segundo semestre. O Banco Central estima que para o segundo semestre as perspectivas indicam uma atividade em expansão.

Em declarações feitas na quarta-feira (8), o ministro da Fazenda Guido Mantega considerou pessimista a previsão do FMI. “A projeção parece pessimista por parte do fundo. Tivemos um primeiro semestre mais fraco, porém estamos observando recuperação da economia brasileira no segundo semestre. A partir de julho, temos uma aceleração moderada do crescimento”, declarou Mantega.