Em alusão ao mês da consciência negra, a Fundação Cultural do Pará (FCP) recebe a exposição fotográfica “Resistência Negra EJAI Médio Campo”. O evento de abertura aconteceu, na tarde da terça-feira, 5, no Hall do 3º andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna, onde a mostra vai ficar até 29 de novembro.
A exposição é uma exibição de fotografias feitas pelo fotojornalista Luís Miranda, juntamente com os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Estadual Antônio Lemos, em Santa Izabel do Pará. A curadoria da exposição é realizada por Nice Miranda, professora que coordena o projeto.
Nice Miranda, curadora da exposição explica a temática dizendo que “a prática pedagógica que foi desenvolvida aqui, culminou na exposição. Ela foi escrita no 9° Prêmio Educar para a equidade racial e de gênero, que tinha 3 mil inscrições, nas quais 32 foram finalistas e 16 premiados”, explicou.
O “Resistência Negra na EJAI Médio Campo” foi uma das propostas premiadas na categoria “Prática Pedagógica 2024”, sendo a única do Pará. A exposição é composta por 20 telas, acompanhadas de legendas que explicam as histórias individuais de cada retrato.
O fotojornalista, Luís Miranda fala sobre as intenção com as fotografias, explicando que “Todos os alunos do EJAI foram colaborativos com as fotos, se produziram bastante com elementos que os representava e a ideia do projeto era traduzirmos essas pessoas, seu dia a dia e resistência para uma linguagem fotográfica. Para além dos alunos, o ambiente onde as fotos foram capturadas é muito favorável, com bastante vegetação. Algumas imagens foram feitas dentro da escola e outras na casa dos alunos. De mil fotos que tínhamos para mostrar, aqui estão expostas 20 delas”, detalhou.
A exposição vai até o dia 29 e durante o percurso da exposição, recebe outros momentos de interação, no dia 19 e no dia 21, vão ocorrer os bate-papos, onde “a gente está aqui com uma imensa alegria de trazer os estudantes, da turma da educação do campo que participaram desse ensaio fotográfico, para que possam visualizar a exposição e também”, convidou Nice Miranda.
Serviço da visitação
Período: até 29/11
Horário: 9h às 18h
Local: Hall do 3º andar na Biblioteca Arthur Vianna
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré, Belém
aberto ao público.
Texto: Arthur Andrade
Fonte: Agência Pará