A Guarda Comunitária Escolar, grupamento da Guarda Municipal de Parauapebas irá desfilar juntamente com 108 alunos das escolas Domingos Cardoso e Frenando Pessoa, neste feriado de Sete de Setembro. Na manhã desta quinta-feira (06) os pelotões de cada equipe realizaram os últimos preparativos antes do evento. O Desfile Cívico será realizado na Praça de Eventos do bairro Cidade Nova.
Comandante GM, Mendonça.
O comandante da guarda municipal de Parauapebas, Comandante GM, Mendonça explica que as equipes já estão treinando há vários dias, e que os alunos serão divididos em seis pelotões com 30 integrantes, ele ainda acrescentou que os alunos receberão uniformes especiais para o desfile. “Estes alunos irão abrilhantar o nosso desfile e serão comandados por guardas municipais que estarão à frente de cada pelotão”, diz. Ele disse ainda que a Guarda Municipal irá desfilar como porta bandeira, comum somente em desfiles da polícia militar, e, para mostrar a força da GM também desfilarão as viaturas que dão suporte à rotina da guarda. “Nós pretendemos realizar um desfile para mostrar ao público que a guarda municipal está presente na segurança e pronta para servir e proteger o cidadão,” destacou o comandante.
O aluno David Lima, destacou a importância de participar do desfile.
O pequeno, David Lima, de 14 anos de idade estuda o 7º Ano, na Escola Fernando Pessoa. Ele disse se sentir privilegiado em ter sido selecionado para participar do desfile. “Eu acho bastante importante pelo fato de que permite a interação entre todos, isso nos deixa ansioso, já esperando que no próximo ano tenha de novo”, disse o aluno.
Wanterlan, Inspetor da Guarda Municipal.
Ao todo foram mais de quatro semanas de treinamento duro, para deixar os alunos preparados para o evento. É o que explica o Inspetor GM Wanterlan, um dos responsáveis pela organização dos pelotões, ele descarta que a disciplina e a organização contribuem com a formação dos alunos. “Principalmente a questão da disciplina. Nós tivemos muita instrução de ordem unida, o que requer hierarquia, disciplina, comportamento e vivencia em coletividade, trazendo eles para dentro da guarda, para ver na prática como funciona tudo isso”, finalizou.
O desfile será na Praça de Eventos, Cidade Nova.
(Reportagem: Fernando Bonfim)