Um homem identificado por José Ramalho Lima de Sousa, 33 anos, foi preso pela Policia Militar e apresentado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil da Parauapebas, sob a acusação de extorsão e estelionato.
De acordo com a denúncia registrada na delegacia, José Ramalho, é residente em Belém do Pará e funcionário da Associação dos Oficiais Militares PM e BM, da Reserva e reformados do Estado do Pará, (AMIRPA) e estaria na cidade de Parauapebas, vendendo umas cartelas (Rifas), para um bingo de duas motos 0km, uma Honda BIZ e uma FAN, usando o nome da Policia Militar de Parauapebas.
O problema, segundo o delegado plantonista, José Aquino, foi que o rapaz que tentou oficializar o documento no quartel da PM, mas foi negado sendo realizado apenas na Polícia Civil, estaria usando o nome do quartel local e não de sua cidade Belém, iludindo as pessoas dizendo que o dinheiro arrecadado seria para a reforma do quartel local.
As informações dão conta ainda que, ao oferecer as cartelas, José Ramalho, coagia seus clientes caso não as comprasse dizendo que a viatura iria deixar de realizar as rondas nas proximidades daquele cliente.
Ainda segundo a denúncia realizada na polícia, o mesmo afirmava que o montante arrecadado seria para a construção do quartel da PM de Parauapebas.
Entretanto, a façanha foi descoberta quando uma cliente procurou o quartel para esclarecer e pagar a cartela que havia comprado momento em que pegou o comandante da PM de surpresa, pois ele não tinha conhecimento das vendas das rifas em nome do 23º batalhão de Policiamento de Parauapebas.
O delegado reafirma que José Ramalho, é realmente funcionário da Associação dos Policiais Militares de Belém.
Mais por estar usando o nome do quartel de Parauapebas o mesmo foi apresentado na delegacia e indiciado por estelionato ficando à disposição da justiça.
A reportagem conversou com José Ramalho, e o mesmo negou ter usado o nome da polícia local, e disse que o que estava acontecendo era um equívoco e que tudo seria esclarecido. Enquanto isso o mesmo fica detido.
(Caetano Silva)