
Por: Redação Carajás O Jornal
Muito suor e muitas alegrias renovam as esperanças da equipe do Carajás o Jornal que completou dez anos nas ruas de Parauapebas e região do Carajás e chegou à marca histórica de 600 edições. O Carajás o Jornal é o segundo a atingir a marca de 600 edições de todos os outros que nasceram em Parauapebas. O início dos trabalhos se deram na eleição de 2004 quando o então candidato a prefeito Darci Lermem era oposição do grupo Salmem e ganhava as eleições daquele ano, o semanário que acabara de nascer foi de grande importância no momento, e de lá pra cá vem a cada dia se fortalecendo e mostrando seu peso e seu valor perante as autoridades e personalidades de toda região do Carajás. Com uma forte penetração nos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás e Curionópolis, o semanário tem contribuído consideravelmente com todas as classes sociais da região, apresentando soluções e apontando os caminhos para o nosso desenvolvimento.
Dessa forma nossa equipe entrevistou algumas personalidades que de uma forma ou de outra contribuíram pra que o Carajás o Jornal se fortalecesse cada vez mais. Acompanhe as entrevistas.
Carajás o jornal. O senhor é um dos que estavam presente no nascimento do jornal, como hoje o senhor vê a chegada da edição 600?
Darci Lermem- Olhando um pouco para trás, olhando a história do jornal, ela até se confunde com a história recente de Parauapebas, o jornal hoje é uma fonte de notícias interessante desde do seu nascimento em 2004, eu mesmo quando quero pesquisar alguns assuntos de Parauapebas e principalmente de política, não pode deixar o Carajás o Jornal de lado, talvez seja hoje a fonte mais completa de informações que nós tenhamos nessa região, tanto da vida política, quanto da vida social, recreativa, tudo que acontece de bom e de ruim, as principais notícias podemos ver no Carajás o Jornal. Ele viveu essa história, e continua vivendo, quando nós estivermos velhinhos, vovôs, com oitenta anos, a gente vai voltar no tempo e olhar nossa história. Eu tenho guardado as primeiras 50 edições do Carajás o Jornal, ganhei gentilmente de presente do meu amigo Carlos Refribom, essas edições ela conta minha história no início do nosso governo, tenho guardado com muito carinho e vejo de vez em quando, acredito que foi e está sendo muito trabalho e persistência pra manter esse jornal na ruas da região, certamente essa é uma tarefa difícil, diante de tantos jornais que eu já vi nascer e morrer logo em seguida.
Quero pra finalizar dizer que me sinto honrado em fazer parte do início do Carajás o Jornal e hoje ele chegar em 600 edições, uma marca importante pra nossa região, desejo que chegue na edição 700,800,1000 e muito mais, além disso eu sempre visito o Site de notícias do Carajás o Jornal, lá eu me informo como estão os bastidores políticos da nossa cidade, uma marca forte da coluna “Só Política” trazida por Carlos Refribom, desejo muito sucesso a toda equipe e que possamos nos manter informado.
Carajás o Jornal- o senhor também foi um dos que acompanhou o nascimento do jornal, como o senhor vê essa edição 600?
Pedro Alcântara- Pra mim é uma grande satisfação falar do Carajás o Jornal, eu estive presente nesse início, o Carlos Refribom, com uma máquina e um gravador na mão, naquela época até as pessoas pensava que ele era doido e que aquilo era apenas um momento político e que não ia em frente, mas ele sabia onde queria chegar, nos dias atuais o Carajás o Jornal completou seus dez anos e 600 edições, eu acredito que estarei falando dos seus 50 anos logo, pela força e pela garra que tem a direção desse jornal, por mais que apareça as dificuldades, mas a equipe desse jornal tem garra e vão à luta, nós podemos ver com facilidade que é um dos jornais que mais adquiriu credibilidade perante seus anunciantes, leitores e admiradores como eu, é uma marca que vem denunciando com responsabilidade, na hora certa, sem perseguição a ninguém, isso é muito importante. Parabéns a toda equipe do Carajás o Jornal e quero continuar perto dessa família.
Carajás o Jornal- Como o senhor avalia a chegada da edição 600?
Shirleam Rodrigues- Avalio o Carajás o Jornal como um dos primeiros colocados da nossa região, acredito que outras pessoas veem isso também, ele vem sempre esclarecendo as principais notícias pra nossa população, a cada dia eu vejo que realmente tem credibilidade junto as classes sociais e políticas, isso faz um diferencial pra nós que precisamos da informação. Eu estou acompanhando esse jornal desde o seu nascimento, sei que teve muitas dificuldades pra essa equipe, mas o resultado está aí, 600 edições, meus parabéns.
Carajás o Jornal- o senhor também acompanhou o nascimento do jornal, qual sua avaliação disso?
Reticlif Barbosa- Eu vi nascer o Carajás o Jornal, vi muitas reportagens que mudava as opiniões das pessoas, nesses dez anos, pra mim está sendo como uma semente que eu vi sendo plantada, regada e hoje está com galhos, frutos e sombrosa. Vejo o Carajás o Jornal um jornal respeitado pelas autoridades e com matérias boas e isso é importante pra nós, esclarecendo nossa população de fatos e acontecimentos da nossa cidade. Eu consegui ver esse crescimento jornalístico que houve nesses anos, é uma fonte séria de informação, lugar onde podemos se certificar que a linha editorial dele trabalha com a verdade, é confiável pra nossa população. Parabéns a equipe.
Carajás o Jornal- o senhor também acompanhou esse trabalho ao longo desses dez anos, como o senhor avalia essa edição 600?
Judsom- É muito interessante e prestativo pra nós que somos moradores dessa região, ter um jornal impresso e consequentemente o digital também, nós temos por exemplo municípios no Pará e Tocantins muito maior de população que Parauapebas e eles não tem um jornal impresso pra se informar. Nós temos acompanhado o crescimento da mídia local e o Carajás o Jornal já tem seu lugar garantido ao sol, quando se fala em jornalismo impresso e digital nessa região, não podemos deixar de lado o Carajás o Jornal, ele já está inserido no seio da nossa comunidade, é um jornal que transmite credibilidade pra nossa população, a mídia tem um papel fundamental na vida do cidadão e isso é importante, vocês representam o quarto poder.
Com certeza o Carajás o Jornal contribui e muito para o desenvolvimento da nossa cidade, meus agradecimentos em tudo que já fez por nossa região e que continue fazendo.