Os idosos que participam do Projeto Ipê Amarelo, desenvolvido no Centro Comunitário Vale do Sol, participaram de uma tarde de lazer no Complexo Turístico de Parauapebas, um momento para trocas e muita interação. O encontro ocorreu na área do bosque, onde os idosos desfrutaram de um delicioso lanche e puderam contemplar a fauna e a flora do local, além de participarem de brincadeiras.
“O objetivo principal desse dia de passeio, realizado de acordo com o nosso cronograma mensal, é promover um dia de lazer e bem-estar para esse público da melhor idade. Essas são ações que contribuem com a saúde dessas pessoas”, explica a assistente social do Prosap e coordenadora do Centro Comunitário, Eliete Araújo.
A moradora do bairro Vale do Sol, Dulcinéia Cabral, de 62 anos, falou sobre como é participar desses momentos de atividades externas. “É muito bom e divertido demais. Só perde quem não vem!”, diz sorridente a idosa.
“Gosto de tudo no projeto. Os passeios são muito especiais porque nos divertimos muito”, diz Maria Edna da Silva, que também participa do Ipê Amarelo.
Desenvolvido, desde o segundo semestre de 2023, pela parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o Instituto Vale do Sol, o Instituto Maria de Lourdes e a Associação de Desenvolvimento Esportivo Educacional e Cultural de Artes de Parauapebas (Asdecap), o projeto envolve os moradores do Vale do Sol com idade acima de 60 anos.
Além dos passeios externos, as atividades com os idosos do projeto contam com nutricionista e enfermeiros, além da capoterapia, prática que combina atividade física com música e canto.
Texto: Nara Moura
Fotos: Nara Moura e Eliete Araújo
Assessoria de Comunicação/PMP