CANAÃ DOS CARAJÁS: Josemira tem reeleição garantida, mostra pesquisa

Com uma margem de erro de 2% para mais ou para menos, dando 95% de confiabilidade, Josemira Gadelha pontua na mais recente pesquisa com eleição garantida para o cargo de prefeita em Canaã dos Carajás.

A afirmação pode ser feita com base na pesquisa feita no período de 24 a 27 de setembro pelo Instituto Data Populi (Registro TSE/PA 06047 2024), quando foram entrevistados 2.240 eleitores, dos 68.364 aptos a votar naquele município, que deram vantajosa diferença entre Josemira Gadelha e seu principal concorrente.

Na pesquisa espontânea, quando não cita nomes dos candidatos a prefeito, Josemira tem generosas 79% das intenções de votos; seguida de longe pelo segundo colocado, Jeová Andrade, com apenas 9,9%; enquanto o terceiro colocado, Alexsandro Bonança, com apenas 0,3%. Tendo ainda a ser contabilizado para fechar o total de eleitores 9,5% dos eleitores indecisos e 1,3% que afirmaram a intenção de votar nulo ou branco.

Josemira amplia a vantagem em relação aos demais candidatos quando se trata da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são citados. Nesta ela tem 81% das intenções; diferença esmagadora de Jeová Andrade, 12,9%. Já o terceiro colocado, Alexsandro Bonança, tem 0,9%; os que disseram não votar em nenhum dos candidatos, brancos e nulos somam 1,5%; já os indecisos e que não responderam são 3,7%.

Ainda na estimulada, contabilizando apenas os votos válidos, tirando os que disseram não votar em nenhum dos candidatos, brancos, nulos, os indecisos e que não responderam, Josemira Gadelha tem ainda mais vantagem em relaçao aos que disputam o mesmo cargo. Nesta ela tem 85,4% das intenções de votos; já Jeová Andrade tem 13,7%; Alexsandro Bonança mantém os 0,9%.

Apesar de estar no governo, Josemira tem menor rejeição do que seus opositores, apenas 5,4%. Já Jeová Andrade, que governou o município por oito anos, tem 34,8% de rejeição. O maior no percentual de rejeição é Alexsandro Bonança com 54,0%.

APROVAÇÃO DO GOVERNO – A pesquisa avaliou também a opinião da população em relação ao governo de Josemira Gadelha e apontou que 83,7% dos munícipes aprovam o governo como ÓTIMO ou BOM, 10,8% regular; 2,6% ruim; 3% não souberam  ou não responderam.