Desta vez, a publicação com informações falsas foi divulgada pelo apoiador de Aurélio Goiano, Luis Maracaipe, conhecido nas redes sociais como “Bombom de Alho”. O apoiador de Aurélio está envolvido em polêmicas relativas a conteúdos falsos produzidos neste período de campanha e já teve outros vídeos desmentidos.
Nas últimas semanas, com a queda de popularidade de Aurélio e a consolidação de Rafael como um novo líder, os ataques dos adversários aumentaram. Rafael, que tem conseguido demonstrar sua autonomia e independência, cresce a cada pesquisa e irá disputar o 2o turno com Aurélio Goiano.
“Quanto mais eles me atacam com mentiras, mais a população entende que eles representam a velha política e mais eu apresento trabalho, resultados e propostas. Eu confio no povo de Parauapebas, todos queremos ver os problemas da cidade resolvidos, mas não vamos deixar nossa insatisfação se virar contra nós mesmos. Vamos votar 44 e viver um novo tempo na nossa cidade”, destacou Rafael.
Na decisão, a juíza destaca o perigo de manipulação do eleitor com esse tipo de publicação: “o risco de propagação da publicação manipula o eleitor e proporciona, inequivocamente, insegurança ao processo eleitoral que deve ser imparcial e sólido”. Também consta na decisão que a “o discurso de ódio – que não se confunde com críticas ácidas e agudas – não deve ser tolerado”.
Bombom de alho deve suspender a postagem e está proibido de fazer nova divulgação com este teor. O número do processo movido pelo escritório Wellington Valente é o 0600367-08.2024.6.14.0075.