
A Câmara municipal de Canaã dos Carajás presidida pelo vereador Jean Carlos Ribeiro tem em seu planejamento desenvolver um trabalho diferenciado para o biênio 2015/2016. Ações internas que valorizam os servidores já começaram a ser desenvolvidas como, por exemplo, a comemoração do aniversariante do mês que tem o objetivo de valorizar e reconhecer cada servidor da câmara em sua data natalícia, a comemoração estende-se para os vereadores que também terão seu aniversário celebrado, o primeiro vereador homenageado foi Ailson da White (PSC) que aniversariou no último dia oito (8).
Embora o recesso parlamentar só tenha acabado dia dois de fevereiro, desde o dia cinco de janeiro que o presidente empossado automaticamente no primeiro dia do ano Jean Carlos Ribeiro tem trabalhado incansavelmente para adaptar a casa e os servidores a sua maneira de conduzir a casa de leis.
Ações externas também estão sendo desenvolvidas com muito empenho e responsabilidade, reuniões já foram realizadas entre legislativo e representantes da VALE cobrando a contratação da mão de obra local. Na última sessão ordinária ocorrida dia doze de Fevereiro os vereadores foram enfáticos em pedir o fechamento do SINE (sistema nacional de emprego) em Canaã, uma vez que as terceirizadas não respeitam o órgão e fazem suas contratações de maneira aleatória.
“No ano passado tivemos várias reuniões com a direção da Vale do Projeto S11D, assim também com diretores das terceirizadas, e desde janeiro deste ano estamos buscado diálogo para tentar amenizar o índice de desemprego local, como representante do povo somos cobrados.
Está difícil é gabinete cheio o tempo todo de pessoas a procura de emprego, sabemos do momento é início de ano período chuvoso, as vagas realmente são limitadas, mais o problema não é esse. É que as contratações estão sendo feitas nos escritórios das terceirizadas, descumprido um compromisso feito em reuniões com a própria Vale, que era pra ser 70 % dos empregados fosse do município, mais sabemos que não temos todas essa mão de obra, e que todos os contratados seria via SINE conforme o perfil de cada candidato e das necessidades das empresas, do qual a própria Mineradora fortalece.
não temos o poder de ir lá na empresa, diz a elas que são obrigadas a isso ou aquilo, mas a Vale como responsável da grandeza do Projeto S11D, dentro do munícipio pode, pedimos para os responsável do Projeto que converse com as terceirizadas, que existe o SINE no município e que a mão de obra tem que passar por lá, vale lembrar que toda área administrativa da empresa são formada por empregados de fora, já que não seleciona profissionais dessa área de Canaã, que contrate pelo menos a mão de obra “mais pesada” ajudante, pedreiro, carpinteiro, armador se não contratar esses profissionais então que vai ser empregado em Canaã?
Mas segundo as terceirizadas não tem interesse de selecionar de Canaã por que não querem ficar alojados, mas geralmente que mora em Canaã, não vai quere mesmo ficar, é claro que dormir em casa com sua família, tem os seus negócios e quem vem de fora de outros estados, fica e só volta quando seu contrato terminar e ou em seus férias. O queremos é que a Vale seja realmente uma parceira de verdade, que ela possa chamar as terceirizadas e falar que existe esse compromisso com o município, no ano que se passou as coisas andaram um pouco, mas atualmente as coisa tem desandado, em nosso município também existem profissionais qualificados, e quem recebe essa cobrança somos nós que fomos eleitos, prefeito, vereadores para representa a população de deste município, e como vereador e presidente dessa Casa de Leis, vou continuar a cobrar uma resposta da Vale, é inadmissível estão passando por cima da necessidade do nosso povo, afetado a assim, geração de emprego e renda para o nosso povo local, não somos contra a ninguém que vem a Canaã trabalhar, sonhar e ter uma vida melhor, de formar alguma, estamos dizendo que povo de Canaã não está tendo oportunidade, se as coisas não melhorarem, vamos mobilizar a população e fazer uma audiência pública, como presidente da Câmara de vereadores de Canaã dos Carajás, estou ao lado do povo”, Finalizou Jean Carlos Ribeiro.
Juntos os vereadores tem acompanhado obras, visitado repartições públicas, criado projetos de leis e indicações que vão somar para o desenvolvimento da cidade em curto prazo. É notória a preocupação dos edis com a especulação que gira em torno de Canaã que faz com que os serviços oferecidos à população local não seja suficiente e satisfatório. Na última sessão de quarta-feira (11) os vereadores falaram também dos números do último senso realizado em Canaã, e de quanto esses números estão defasados, o que impossibilita repasses proporcionais do governo federal. “O último senso registrou vinte e oito mil habitantes em Canaã, e é baseado neste número que recebemos repasse do governo federal, sendo que na verdade Canaã já tem quase o dobro de habitantes”. Afirmou o vereador Walter Diniz quando se referia dos repasses do governo federal a saúde, educação, segurança pública.
Da Redação.