Marabá: Deputado Dirceu Ten Caten participa de Audiência Pública para criação de Hospital Universitário Federal e Curso de Medicina no município

No último final de semana, o município de Marabá, sudeste do Pará, foi palco da audiência pública que discutiu sobre a expansão do Ensino Superior na Região do Sul e Sudeste do Pará. Na ocasião houve o debate sobre temas de grande relevância para o desenvolvimento desta região, entre elas a criação do curso de Medicina na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a implantação do Hospital Universitário e a criação do Instituto Federal do Sul e sudeste do Pará.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará está elaborando o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Medicina com auxílio de profissionais da Faculdade de Medicina do Campus Universitário de Altamira da UFPA, bem como da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Há ainda a previsão de uma visita da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM) a Marabá, no mês de setembro. Essa comissão é a responsável pelo monitoramento da implantação e oferta satisfatória dos cursos de graduação em medicina nas Instituições Federais de Educação Superior. É de competência da CAMEM acompanhar in loco e no contato permanente com a Universidade – a implantação e o desenvolvimento do curso até a emissão do ato de reconhecimento e indicar ao MEC.

Para a implantação do curso de Medicina, neste momento, a Unifesspa necessita da liberação de novas vagas para Docentes, da liberação de novas vagas para técnicos administrativos e também da liberação de recurso de investimento.

Na oportunidade participaram do evento representantes dos Ministérios da Saúde e Educação, além das presenças do Deputado Estadual Dirceu Ten Caten e o Deputado Federal Aírton Faleiro que marcaram presença no plenário da Câmara Municipal. Em sua fala, o deputado Dirceu Ten Caten se comprometeu, em parceria com o deputado federal Airton Faleiro em buscar articulação política junto ao governo federal.

O objetivo dessa ação é encaminhar a proposta para a criação do Hospital Universitário Federal e do curso de medicina. Caso aprovada, essa iniciativa impactará positivamente não somente Marabá, mas toda a região, oferecendo um novo Hospital Público de alta complexidade. Isso, por sua vez, aliviaria a demanda do Hospital Regional e também do Hospital Municipal de Marabá, que há tempos enfrentam desafios estruturais.

A audiência pública foi presidida pelo vereador decano da Câmara Municipal de Marabá, Miguelito (PDT), e atraiu diversos representantes políticos da região. Prefeitos de municípios vizinhos, como Adriana Andrade (MDB) de Rondon do Pará e Benjamin Tasca (PSD) de Itupiranga, estiveram presentes, assim como os vice-prefeitos Abel Figueiredo e Piçarra. Notavelmente, a ausência de representantes da Secretaria de Saúde de Marabá e da Prefeitura Municipal chamou a atenção dos presentes.

A audiência pública realizada em Marabá trouxe à tona uma iniciativa crucial para a saúde e educação da região. Com a criação do Hospital Universitário Federal e do curso de medicina, a UNIFESSPA busca oferecer oportunidades educacionais avançadas e melhorias substanciais no sistema de saúde local. Com o apoio dos Deputados Dirceu Ten Caten e Airton Faleiro, a proposta ganha impulso político, e a expectativa é que o projeto avance, trazendo benefícios não apenas para Marabá, mas para toda a comunidade circunvizinha.