Marabá: Movimento “Marabá Pode Mais” realiza debate sobre tarifa zero no transporte público

Na quinta-feira, 30, o deputado estadual Dirceu Ten Caten por meio do Movimento “ Marabá Pode Mais” levou para Marabá, no sudeste do Pará, a discussão para a implementação do Projeto “ Tarifa Zero” no transporte público do município. A iniciativa visa garantir mais mobilidade urbana e assim proporcionar acesso ao transporte público à população.

O seminário reuniu autoridades locais, a população, estudantes, além de representantes de entidades governamentais e não governamentais do município.
Para os estudantes que em sua maioria utilizam o transporte público, o debate é importante para a garantia de uma locomoção de qualidade. A acadêmica Mariana, representando a juventude e os estudantes de Marabá, reforçou a necessidade do aumento na frota do transporte público, principalmente para a população que reside nos bairros mais distantes como os que moram em São Félix e Morada Nova.

“ Eu pego dois transportes públicos por dia, e a situação é precária! Imagina para quem mora em São Félix que a situação é ainda pior. O ônibus da rota demora muito e os horários de pico não há, sendo que pela manhã somente um circula, sendo que não tem como esperar o próximo porque você nem sabe se terá um outro. Sem falar na super lotação é algo humilhante depender do transporte público em Marabá. Sem falar no risco para os alunos que precisam ficar em paradas escuras, pois não temos transportes o suficiente e quando passam não cabem mais”. Destacou a estudante.

Já para Geraldo Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Sul e Sudeste do Pará (Sintrasul) e também presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos de Passageiros de Marabá, que marcou presença no evento, hoje existem motoristas de transporte público que estão há três anos sem receber seus direitos, ele pontuou ainda sobre a situação das frotas e classificou como desleixo e falta de respeito com os usuários.
“Sou marabense e ver o povo sendo tratado com desleixo em relação ao transporte, é triste! Temos uma categoria hoje que devido à falta de responsabilidade com o transporte deixa uma sequela para sociedade e trabalhadores que estão a 3 anos sem receber os seus direitos um acúmulo de dívida que já chega a 7 milhões. Esse projeto é bom e também irá amparar os desempregados, sendo um passo importante, viável.” Pontuou

A proposta de proporcionar mais qualidade de vida para a população de Marabá é uma iniciativa do Deputado Dirceu Ten Caten que visa garantir transporte público gratuito com a implementação da “ Tarifa Zero”, projeto implementado por 80 cidades brasileiras, a exemplo de Caucaia, no estado do Ceará. Dirceu destacou que se trata de uma política que custa em torno de 2% do orçamento municipal, garantindo assim, dignidade ao povo, além de aquecer a economia local.

(Deputado estadual – Dirceu Ten Caten (PT)

“Temos analisados a realidade de outros municípios, que hoje contam com o projeto já em execução. Então Marabá merece, precisa e pode muito mais, sem contar que a mobilidade urbana é uma problemática antiga e ao mesmo tempo complexa, o município é uma região metropolitana e isso faz com que tenha um crescimento demográfico acima da média. Por esse motivo trazemos a proposta por meio do Movimento “Marabá Pode Mais”, que é construir um diálogo com a sociedade marabaense para conhecer melhor a nossa realidade, por isso é tão importante ter a participação de quem utiliza e trabalha nos transportes públicos e juntos buscar a solução. Escutamos relatos de pessoas que ficam por mais de 2 horas em uma parada de ônibus e isso é preocupante. Só há 17 ônibus circulando nas 11 linhas e não adianta só lamentar e reclamar, mas buscar formas de resolver a situação.” Frisou o deputado.

O evento contou ainda com a presença do Secretário de Transportes de Caucaia no Ceará, Silvio Nascimento, cidade onde há o sistema de tarifa zero “Bora de Graça” há dois anos, e conta com 70 veículos circulando por todo o município, facilitando a vida dos populares e fomentando a economia. Silvio Nascimento é responsável pela implantação do projeto, ele abraçou a iniciativa do deputado e pontuou que a cidade de Caucaia tem o maior programa de tarifa zero do Brasil e acredita que Marabá tem condições de investir no projeto.

“O projeto teve início em setembro de 2021, a tarifa zero implantada em Caucaia é considerada hoje a maior do Brasil, iniciamos com 54 ônibus e hoje estamos com 70 circulando e 7 reservas que giram em todo o município, e quando eu vi que a rota de Marabá é menor, acredito ainda mais que o município pode também implementar o projeto. O bora de graça é uma realidade e a partir dele, o comércio aumentou 30% a 40%. Tem colaborado com a economia, gera emprego e renda. Hoje o pai de família, a mãe de um filho autista não precisa mais correr atrás e lutar por um passe livre pois já se tornou real. Hoje Lutamos para que tenha tarifa zero em todo o Brasil. É um trabalho que a sociedade precisa e merece e com isso, parabenizo a iniciativa.” Pontou.

Na ocasião, o deputado destacou que os ônibus de Caucaia, são climatizados, contam com wi-fi e o adaptador de carregador para facilitar a vida dos estudantes e trabalhadores dentro do transporte público. O projeto de implementação da tarifa zero está dentro de um dos projetos de gestão do pré-candidato para que a população de Marabá tenha mais dignidade e comodidade.

(Por: Távila Marques)