Uma turma de 20 mulheres concluiu, nesta quarta-feira (25), o curso de Manicure e Pedicure como parte do Projeto Técnico-Social (PTS) do Residencial Jardim do Éden, em Morada Nova. O PTS é desenvolvido pela Prefeitura de Marabá, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano, e financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Este é o sétimo mês do projeto que terá duração de 12 meses, assim, até outubro, a comunidade ainda poderá aproveitar muitas outras oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento profissional, além de educação ambiental e fomento para geração de emprego e renda ofertados aos moradores do empreendimento.
A pedreira Cleomira Arcanjo, 37 anos, está sem poder exercer a profissão atualmente e os cursos do PTS estão abrindo novos horizontes na vida dela. Este é o segundo curso realizado no projeto, o primeiro foi de maquiagem, conhecimentos que a têm motivado em novos ofícios.
“É incrível poder participar desse projeto, tem uma importância muito grande para nós mulheres, a questão do empoderamento, de criar a própria renda. Pra mim, tem sido maravilhoso. Já penso em trabalhar na área”, destaca Cleomira, que é casada e mãe de três filhos.
Para Noêmia Eulália Malaquias, 34 anos, que já trabalha como manicure há 15 anos, a certificação era o que faltava para comprovar documentalmente a qualificação na área. Ela aproveitou cada momento das aulas para aprimorar ainda mais as técnicas.
“Vim buscar conhecimento e a certificação. São 15 anos trabalhando na área e ainda não tinha o certificado. Vim buscar a qualificação. Eu trabalho em casa e agora vou abrir meu salão com uma amiga”, enfatizou a manicure.
As oportunidades de emprego e renda também surgiram para Viviane Silva, de 22 anos. A jovem, com experiencia profissional de dez anos, foi a instrutora do curso com duração de oito dias. Ela ficou entusiasmada com a participação das alunas e com o resultado final.
“Foi muito satisfatório, mostrei a elas o máximo que eu pude. A forma correta que eu trabalho, para que elas possam praticar e se adaptar ao trabalho. Mostrei toda a parte teórica e prática, de cutilagem, pintura, decoração. Consegui entregar até mais do que havia no planejamento. Elas tiraram muitas dúvidas, fiquei gratificada e agora pretendo continuar a dar aula”, revelou a instrutora.
Na quarta-feira (25), todas as alunas receberam o certificado de conclusão do curso e já podem trabalhar na área como profissionais, aliás, como de praxe, todas as participantes receberam do PTS, kits básicos de manicure para usar no novo negócio.
Lúcia Martins, assistente social da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), explica que o curso fez parte do cronograma do projeto social do Residencial Jardim do Éden e já há previsão para novas atividades.
“Não foi só um curso de manicure em si, mas aprenderam decoração artística para trabalhar. No mês que vem, teremos o encerramento da oficina de capoeira, curso de bolo caseiro, e além disso, vamos ter palestras educativas sobre gestão do orçamento familiar e planejamento familiar, bem como atividade de cunho ambiental, com distribuição de mudas de plantas, e a participação de um comitê ambiental que criamos no primeiro estágio do projeto”, informa Lúcia.
Diana Oliveira, assistente social e coordenadora do projeto pela Abradesa, empresa contratada para a execução das atividades, convida a comunidade a participar dos cursos nos próximos meses. “O PTS já tem data prevista de encerrar, ou seja, em outubro será nosso último mês, então, peço aos moradores que aproveitem cada curso, cada atividade, que sejam participativos”, finaliza Diana.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Confira outras fotos: