Hoje pela manhã, sábado 14, estive presente na convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido do prefeito Jeová Andrade, que levou de volta ao poder, o atual presidente Joatan Carvalho. Este evento aconteceu no prédio da Câmara de Vereadores, internamente foi bastante concorrido, com todas as cadeiras ocupadas e ainda alguns simpatizantes que ficaram de pé, tamanha era a quantidade de pessoas.
Pude perceber no discurso de vários correligionários, que o MDB está bem coeso e aquela equipe sabe o que quer e não estão querendo entregar o bastão com muita facilidade. Entre os políticos que falaram no evento, eu destaco duas importantes falas; uma foi do atual presidente da Câmara de Vereadores Wilsom Leite, que detalhou com bastante sabedoria o momento, e disse que Canaã dos Carajás não pode mais ficar a mercê de acordos políticos do passado, ou vaidade pessoal de quem quer que seja, falou também que está se preparando para esse novo momento da cidade de Canaã dos Carajás, que precisará de um administrador com perfil inteligente, e que possa ainda mais buscar melhorias para Canaã dos Carajás junto a empresa Vale e dar continuidade no crescimento da cidade, no final das suas palavras, foi muito bem aplaudido pelos presentes no evento.
Outra que também está chegando ao MDB e aplaudida, foi a Dra. Josemira Gadelha, que fez um discurso convincente e disse que segue com as intensões de se colocar a disposição do partido para uma possível candidatura… Ao final do seu discurso, logo em seguida, viu-se uma grande salva de Palmas no local.
Fazendo minhas conversas de bastidores, uma fonte me informou que Josemira é muito próxima da primeira dama Waina Andrade, e na hora da decisão, muito pode se pesar favorável a Gadelha, por essa ligação das duas…
O atual vice-prefeito, Alexandre Pereira, também falou no evento, e deu muitos destaques do seu trabalho, que já são 7 anos a frente da prefeitura junto com Jeová Andrade, ele também disse que espera e pretende ser o candidato do governo, assim se cumpre o que foi combinado no passado, na verdade o que eu senti na fala de todos, inclusive na fala do prefeito Jeová, é que ainda não está definido o candidato do governo e que isso será uma construção até o fim do ano, em minha avaliação, até outubro, conheceremos o pretenso candidato do governo.
O atual prefeito Jeová Andrade, também falou de várias conquistas importantes que já houve em Canaã dos Carajás, mas não negou que precisa ainda de um tanto de coisa, e que até o fim do ano de 2020, quer entregar o município com 100% de asfalto em toda cidade. Segundo ele, o próximo prefeito já ficará com a preocupação de asfaltar as principais vias da zona rural.
Quando o prefeito Jeová foi falar na questão do MDB, e também da possível candidatura, alguns pensaram que ele falaria naquele mesmo dia o nome do pretenso candidato, mas ele não falou, porém deixou pistas que o jogo vai endurecer e ele não vai entregar a qualquer pessoa, o município; e que sim, vão trabalhar uma coesão em torno de uma candidatura em Canaã dos Carajás.
Essa palavra tem deixado alguns, inclusive eu, com a pulga atrás da orelha, para se ter uma candidatura única em Canaã, teriam que trazer, por exemplo, o Jeam Carlos, atual pretenso candidato e que está ligado no grupo político de Chamonzinho, por estar ligado nessa base, fica difícil de todos se agruparem e fazer apenas uma candidatura… O que se sabe é que Jeam Carlos já declara oposição a Jeová e busca seu caminho em separado, talvez ate pudesse haver uma aliança, de todo o grupo, mas as dificuldades seriam imensas, para acertar essa mesa de xadrez.
A verdade é que hoje já existe pelo menos 4 grupos fortes para a disputa, apesar da maioria deles quererem a benção de Jeová Andrade, mas temos no segmento explicito; Wilson Leite que é atual presidente da Câmara de Vereadores, ele tem força e a presidência da mesa, isso lhe dá muito poder de barganha, além de ser altamente articulado e quase nenhuma rejeição, quando é falado seu nome nos quatro cantos da cidade, é um pretenso forte e um dos melhores discursos da câmara, hoje.
Temos também o grupo de Zito Augusto, este também já foi secretário de obras por quatro anos e muitas construções e benefícios para Canaã dos Carajás, vieram no seu tempo, um grupo financeiro poderoso e bastante intenso e além de dois vereadores declarando o seu apoio, Dionísio Coutinho e Junior Garra, além de vários empresários do ramo da construção civil.
Outro grupo que vem forte é o grupo de Jeam Carlos, ex-vereador e ex-presidente da câmara, além de ter sido candidato em 2016, ficando em segundo lugar, ainda tem ao seu lado, a vereadora e esposa Vania Mascarenha e a vereadora Maria Pereira, e ainda todo o aparato de comunicação do deputado Chamonzinho a sua disposição, no sentido de buscar cada vez mais fortalecer suas bases e vir com força total, esse com certeza, caso não chegue a vitória, mas dará muito trabalho, Jeam Carlos, já me disse que não vai brincar e para tomar dele essa próxima eleição, não será fácil.
E o outro grupo que vejo, com muita força, olhe lá, se não o mais forte, é o grupo do governo de Jeová Andrade, como ainda não se definiu o pretenso candidato, se aguarda para eles darem a saída dos bastidores e colocar a corrida nas ruas da cidade, nesse grupo têm cinco pretensos candidatos, que até outubro se define. Já ouvi falar que o Jeová apresentará o pretenso candidato a prefeito, um ano antes das eleições, provavelmente no aniversario da cidade ou logo depois; São eles: Dr Alex Rodrigues, atual secretário de administração; Cleversom Zajac, atual assessor de comunicação da PMCC; Alexandre Ferreira, atual vice-prefeito e Josemira Gadelha, advogada e ex-presidente da OAB subseção de Canaã; Jurandir dos Santos, Secretário de Desenvolvimento, desse time aí sai o candidato do governo.
Há outras pretensas candidaturas com nomes novos e nomes que já participaram do governo, inclusive, Agnaldo Costa, ex-secretário de Finanças do município, também é pretenso candidato, este corre por fora e aposta numa candidatura no estilo Bolsonaro, mas este é assunto para outro artigo.