As ruas de Parauapebas ficaram pequenas na noite deste sábado (27). Movidos pela fé, milhares devotos de Nossa Senhora de Nazaré participaram da grande procissão do 14º Círio de Parauapebas. O percurso, de cerca de 5 quilômetros, não intimidou os peregrinos de puxarem a corda da berlinda da Rainha da Amazônia até o fim da procissão.
A fé era manifestada das mais diversas formas; da corda aos objetos que os fiéis carregavam em agradecimento e a emoção expressada no semblante dos peregrinos, de longe deixava mais do que claro o tamanho da devoção.
Aqueles que participaram pela primeira vez ficavam impressionados com a dimensão do evento, como a aposentada, Rosa Lima, senhora de 85 anos de idade, ela, que se mantinha firme na procissão disse à reportagem que não deixará mais de participar do Círio da cidade. “Eu sempre fui devota de Nossa Senhora de Nazaré, mas nunca tinha participado do Círio, este ano eu decidi vir e também virei nos próximos”, afirmou a aposentada.
Durante o percurso, apresentações teatrais davam complemento ao evento principal. Em sua 3ª edição, a “Varanda do Círio do Primavera”, nome dado ao projeto que reuniu artistas, músicos, cantores, compositores locais que apresentavam-se durante a passagem da Santa.
Artistas locais de diversos seguimentos como Vamberto e Banda, Raquel Sá, Ivan Cardoso, Renato Martins Sax; Síndima Pinto, Robson Lima, Valdecir Primo, Maria Joana Pinto, Raízes Parauara, Gec Retumbá e a artista plástica, Maria da Conceição Almeida, estilista e costureira, que confeccionou o manto de Nossa Senhora de Nazaré, neste ano, reforçavam as homenagem à padroeira dos paraenses.
O evento também movimentou a economia, Francisco Diogo que trabalha com a venda de adornos, veio do estado do Ceará para participar do Círio. Ele conta que esta é a 5ª vez que participa do círio de Parauapebas. “Essa é a minha maneira de sobreviver, onde tem Círio eu vou, mas de uns dois anos para cá, as vendas têm diminuído”, destacou o ambulante.
A grande procissão encerrou com uma missa presidida pelo Bispo Dom Vital Corbellini, da Diocese de Marabá, onde pediu a benção de Nossa Senhora de Nazaré a todos os parauapebenses.
Acessa aqui o álbum de fotos do evento, em nossa página do Facebook
(Texto: Fernando Bonfim)
(Fotos: Fernando Bonfim/Jussara Alves)