Militantes do movimento social FNL fizeram uma manifestação pacífica em na PA 275 em Parauapebas. Eles protestam contra a mineradora vale e pedem a devolução das terras públicas em poder da Mineradora.
O ato foi feito por militantes da FNL – Frente Nacional de Lutas, que realizaram uma manifestação pacífica na PA 275 em frente ao lago Nova Carajás saída de Parauapebas. Com bandeiras e entrega de panfletos eles paravam os condutores que passavam pela via.
Manoel Rodrigues de Barros, agricultor, atualmente com 64 anos de idade, diz que a principal reivindicação feita pelos mesmos é a devolução de terras públicas denominadas Grades Extensões Territoriais, que, segundo ele a mineradora empossa. “A Vale detém milhares de hectares de terras que daria para assentar milhares de famílias, atualmente estamos a ponto de passar fome por não ter onde plantar”, lamenta Manoel.
Juvenal de Jesus, que estava à frente do manifesto, explica que há a necessidade de geração de emprego em Parauapebas, tanto na cidade quanto no campo; segundo ele, a minerado vale juntamente com o Município não estão investindo como deveriam os recursos voltados da mineração. “Já fizemos vários documentos e encaminhamos à vale sobre a situação em que nos encontramos, já que moramos nas margens de obras da mineradora e até o momento não tivemos alguma resposta por parte da mesma”, diz Juvenal.
Com a manifestação, a via ficou parcialmente bloqueada impedido o tráfico normal de quem precisava ir i vir, muitos condutores tentavam fazer o retorna em plena via para pegar outros caminhos e chegar aos seus destinos
(Fernando Bonfim)
A manifestação era contra a Vale.
Juvenal de Jesus.
Manoel Rodrigues de Barros.