Drenagem em Morada Nova recebe mais 50 metros de tubulação

O serviço de escavação do canal está a todo vapor há aproximadamente 15 dias. O objetivo é evitar que os moradores do núcleo Morada Nova sejam prejudicados em caso de forte chuva. O canal que está sendo aberto em paralelo à Rodovia BR-222, do lado direito da pista, no sentido de Morada Nova-Bom Jesus do Tocantins, terá aproximadamente 3.500 metros, com profundidade que deve variar de dois a quatro metros.

Segundo o coordenador da frente de serviço, Jhosy Oliveira, a tubulação instalada já atingiu aproximadamente 50 metros, passando por baixo da entrada da sede da Eletronorte e que a empresa não sofreu paralisação em suas atividades durante a realização do serviço.

O canal para escoamento da água está parcialmente estruturado e por isso já recebeu duas fileiras de manilhas de 1.200 milímetros. Uma equipe de oito homens trabalha com o auxílio de uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira e quatro caçambas na escavação da segunda parte do canal, já que serão implantadas mais duas fileiras de manilhas no local.

O canal começou a ser escavado no último dia 26 de janeiro, com o objetivo de evitar novos alagamentos no Bairro de Morada Nova. O serviço só foi iniciado mediante um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público Estadual e assinado no dia 26 pelo proprietário da fazenda em que as máquinas devem adentrar; pela construtora responsável pelo serviço e pela prefeitura.

O prazo para conclusão do serviço estipulado no TAC é de 30 dias e ainda segundo Jhosy Oliveira, as máquinas já começaram a trabalhar no primeiro dos três lagos existentes no percurso e que a drenagem deverá continuar na próxima semana, após o feriado de carnaval. 

Ascom/PMM