Celebrado sempre no dia 19 de novembro, o empreendedorismo feminino tem sido a ferramenta utilizada na garantia da autonomia financeira, empoderamento e troca de experiências. Por meio do projeto “Expo Mulheres da Amazônia”, que visa capacitar e garantir espaços para a divulgação e venda dos produtos produzidos por mulheres empreendedoras, a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) vem fortalecendo o empreendedorismo feminino no estado do Pará.
Ao todo, 30 mulheres de coletivos diferentes de Belém foram homenageadas pela secretaria por suas boas práticas e fomento do empreendedorismo feminino. Entre as homenageadas estava Maria Antonieta Guido, da associação comunitária do bairro do Guamá, que agrega 170 mulheres, com o projeto “Feira e Arte rio guamá”, acredita que a parceria com a secretaria veio para fortalecer ainda mais o empreendedorismo. “É por meio dessa parceria que nós conseguimos empoderar essas mulheres, fazendo com que elas participem das feiras e workshop, o que acaba potencializando cada uma delas. E nesse dia tão especial, receber uma homenagem dessa, é muito especial.”
“A secretaria reuniu as mulheres empreendedoras para celebrar o dia mundial do empreendedorismo feminino. Aqui, estão as mulheres que fazem parte dos coletivos assistidos pela Semu, que participam das nossas atividades e projetos. Então, nós estamos aqui para homenagear essas mulheres que são grandes lideranças em seus bairros”, explicou Marisa Lima, diretora de autonomia econômica da Semu.
Para a titular da pasta, Paula Gomes, momentos como esses além de inspirar, reforçam o compromisso do governo em garantir o fortalecimento do empreendedorismo feminino no estado. “O depoimento de cada uma das empreendedoras é muito importante para nós, porque serve como um feedback para o trabalho que estamos realizando. É dessa forma que nós conseguimos impactar, de forma positiva, na vida de cada uma. Hoje é um dia muito especial para todas que estão aqui presente.
Dados
Atualmente a secretaria atende mais de 2 mil mulheres empreendedoras que fazem parte de 31 coletivos cadastrados. Além da capacitação oferecida pela Semu, o acesso ao microcrédito também é uma realidade para as micro e pequenas empreendedoras. Por meio de parceria com o CredCidadão, mais de R$ 1 milhão e 300 mil foram transformados em crédito para fortalecer mulheres empreendedoras.
Texto: Milene Amaral (SEMU)
Fonte: Agência Pará