Utilizar a educação como ferramenta transformadora, é dessa forma que a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) vem trabalhando para qualificar e empoderar as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. Durante a manhã desta sexta-feira, 8, quinze mulheres da Região Metropolitana de Belém receberam seu certificado de conclusão do curso de inclusão digital.
A iniciativa é realizada pela Semu por meio do projeto “Qualifica Mulher” e já capacitou 400 mulheres na capital. A dona de casa Vera Lúcia Alves, foi uma das participantes do curso e, para ela, a oportunidade vai transformar sua vida acadêmica, já que ela está cursando Serviço Social. “O curso foi um divisor de águas para mim. Eu não conseguia utilizar o computador, não sabia mexer nas ferramentas. As aulas foram ótimas e eu saio daqui transformada. Agradeço a oportunidade oferecida pela secretaria e, agora, vou dar continuidade a tudo que aprendi aqui”.
“Essa parceria é extremamente importante e estratégica, porque dessa forma, nós confrontamos algumas realidades de vulnerabilidade e violência, dessas pessoas que aqui são atendidas. E, a partir do curso, nós conseguimos com que essas participantes tenham uma nova perspectiva de vida por meio dessa capacitação. Além é claro, de transformar a vivência acadêmica dos nossos alunos da instituição, porque eles também fazem parte desse projeto colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, explicou o professor da UFPA e coordenador do curso, Miércio Cardoso Neto.
Conforme a psicóloga da Semu, Nívia Costa, o projeto tem impactado de forma positiva na vida das participantes. “Todos os relatos das meninas e mulheres, que já passaram pelo curso, mostram que o projeto de inclusão digital realizado pela Semu, vem transformando a vida das alunas. Graças a essa parceria com a UFPA, nós estamos conseguindo trazer essas mulheres e hoje estamos aqui celebrando essa certificação”.