Com apenas uma vereador eleita para o atual pleito (2021/2024) em universo de 15 membros, a representaçao feminina na Câmara Municipal de Parauapebas era alvo de questinonamentos de críticos políticos já que o percentual de candidaturas para o cargo é de, no mínimo, 30%.
Porém, nos últimos anos, percebeu-se “intensa campanha” de chamamento para que mulheres concorressem as cadeiras no parlamento. “Fico feliz com a participação das mulheres. Mas, vejo como indispensável que votemos nelas para que sejamos melhor representadas”, afirma Suzana Macedo, assegurando que ninguem melhor para representar do que quem realmente conhece o universo do representado.
O resultado foi positivo, haja vista que o número saltou de, apenas, 1 para três vereadoras que comporão o parlamento municipal a partir de 1º de janeiro de 2025, quando Maquivalda Barros, Graciele Brito e Erica Ribeiro, passarão a compor o parlamento municipal.
A novas vereadoras exercerão seus respectivos primeiro mandato no parlamento, embora uma delas, Maquivalda Barros, já tenha exercido o cargo de secretára municipal de habitação. “Espero que elas antendam nossas expectativas e nos represente da forma que precisamos”, anseia Suzana Macedo.