A redução de 24 registros a menos do que o ano de 2015 quando apresentou 146 homicídios entre tentados e consumados é motivo de alegria para a delegada Iana Azevedo, responsável pela delegacia de homicídio em Parauapebas. “Os trabalhos estão sendo bem realizadas, as investigações bem sucedidas e as medidas tomadas estão solucionando os casos com mais rapidez”, comemora Iana Azevedo.
No ano de 2016, segundo a delegada Iana, grande parte dos casos foi solucionada no município de Parauapebas, onde casos com alto índice de criminalidade foram averiguados e descobertos.
Com índice de criminalidade cometida principalmente por jovens que acabam sendo o próprio alvo, no cemitério Municipal de Parauapebas no ano de 2016 a maioria dos corpos enterrados foram de pessoas entre 17 e 25 anos, informa a administração do cemitério do Município.
Em entrevista concebida a equipe de reportagem do Portal Carajás o Jornal a delegada Iana relembrou um dos casos dos quais foram investigados e obtiveram bons resultados. “No ano passado através das investigações conseguimos fazer a prisão de um Dj Elanio que vinha realizando vários estupros nos anos anteriores no Município. No momento da prisão as vitimas compareceram na delegacia para realizar a denúncia onde contribuiu ainda mais na realização do processo, de estrupo e homicídios cometidos por ele”, relatou a delegada Iana.
Registrando 17 Inquéritos por Flagrante e 95 por Inquérito de Portaria, podemos observar que os índices de violência no município de Parauapebas diminuíram e devem reduzir nos próximos anos, conforme planejamento da delegacia de homicídio de Parauapebas.
(Juju Alves)
Delegada Iana Azevedo.